
A província do Icolo e Bengo passa a contar com um novo sistema de recolha de resíduos sólidos, que introduz pela primeira vez a modalidade porta-a-porta para comerciantes. anúncio foi feito esta quarta-feira, 13 de maio, no município de Calumbo, pelo governador Auzílio Jacob, na sequência da assinatura de um contrato com a empresa Multi-limpeza, vencedora do concurso público provincial, num valor de
16 mil milhões de kwanzas.
A operadora assume a responsabilidade pela limpeza nos sete municípios da província, devendo subcontratar cooperativas e brigadas locais para assegurar a cobertura do território.
O prazo para que se registem melhorias visíveis no sistema de saneamento é de apenas 15 dias a contar da assinatura do contrato.
A medida surge numa altura em que Icolo e Bengo enfrenta uma crise prolongada de saneamento básico, com grandes quantidades de lixo acumulado nas ruas e detritos espalhados pelo chão a constituírem um risco crescente para a saúde pública.
Com o novo modelo, a reposição de contentores nas artérias da província é apresentada como uma prioridade, com o objectivo de transformar a imagem actual dos bairros e reduzir a poluição ambiental.
O governador destacou ainda que os cidadãos terão a possibilidade de celebrar contratos individuais com a operadora para a recolha de lixo nas suas habitações, e apelou à participação activa da população na fiscalização dos bairros. “A população deve ser o fiscal dos seus bairros, de modo a evitar que os moradores deitem o lixo em qualquer lugar e poluam o ambiente, provocando doenças”, afirmou Auzílio Jacob.
Fonte:da Redação e da angonoticias
Reeditado para:Noticias do Stop 2026
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criaçãoGoverno do Irão confirma desistência do Mundial26: «Não temos condições»
