29
Seg., Abr.
0 New Articles

polícia de Luanda reprime vigília contra a detenção de activista

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A polícia angolana reprimiu na noite de quinta-feira (06) uma vigília em Luanda contra a detenção do activista Gilson da Silva Moreira, conhecido como “Tanaice Neutro” visando denunciar o excesso de “prisão preventiva” do activista que está preso há mais de um ano e aguarda por um recurso há mais de cinco meses.


Uma vigília “pacífica” foi convocada por um grupo de activistas angolanos para exigir a libertação do activista Gilson da Silva Moreira, conhecido como “Tanaice Neutro”, e denunciar o excesso de “prisão preventiva” do activista que está preso há mais de um ano e aguarda por um recurso há cerca de cinco meses após condenação em primeira instância.

O protesto que iria ocorrer no Largo da Sagrada Família em Luanda foi reprimido pelos elementos da polícia momentos após a chegada de cerca de duas dezenas de manifestantes ao local, cumprindo ordens do Governo Provincial de Luanda (GPL).

Segundo os organizadores uma comunicação entregue ao GPL no mês de Março, com cópia igualmente remetida ao Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, indicava a pretensão da realização da manifestação no dito local.

O activista Gilson da Silva Moreira foi preso a 13 de Janeiro de 2022 e condenado pelo Tribunal Provincial da Comarca de Luanda a um ano e três meses de prisão a 12 de Outubro do mesmo ano com pena suspensa, pela prática de “crime ao ultraje ao Estado, seus símbolos e órgãos” por ter insultado o Presidente da República angolano, João Lourenço


De acordo com o julgamento, o activista teria proferido declarações injuriosas nas quais apelidava o chefe de Estado angolano e os demais órgãos policiais de “bandidos e palhaços”.

O tribunal de Luanda chegou a suspender a execução da pena por um período de dois anos na condição de que o activista se retratasse e pedisse desculpas públicas ao Presidente da República, João Lourenço e à Polícia Nacional, através de um vídeo nas redes sociais no prazo de 15 dias.

Porém esta decisão foi contestada pelo Ministério Público (MP) junto ao Tribunal da Relação (tribunal de recurso), e, portanto, o activista “Tanaice neutro” deverá permanecer detido no aguardo de uma resposta ao recurso.

O polémico artigo 333º do novo Código Penal de Angola, que condena o ultraje à figura do Presidente da República e órgãos de soberania, foi aprovado em 2020 e na ocasião diversos juristas consideraram a adopção do mesmo como um retrocesso à liberdade de expressão.

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews