17
Qua., Out.
13 New Articles

Diplomata angolana acredita junto da ONU

Diplomata angolana acredita junto da ONU

Angola
Typography

A embaixadora Maria de Jesus Ferreira apresentou nesta segunda-feira, em Nova Iorque, as cartas credenciais ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, que a acreditam como Representante Permanente de Angola junto da ONU.


Durante a cerimónia, decorrida na sede da ONU, a diplomata reafirmou o compromisso de Angola com os princípios da Carta das Nações Unidas, que considera o multilateralismo e o diálogo como a principal via para alcançar a paz e segurança internacional, assim como reforçar a cooperação internacional.
A embaixadora reafirmou ao Secretário-Geral o apoio de Angola ao processo de reformas das Nações Unidas actualmente em curso sob sua liderança, com vista a melhorar o trabalho do sistema da ONU em conformidade com os princípios da Carta das Nações Unidas.
Assegurou ao Secretário-Geral o seu compromisso de, durante o seu mandato, trabalhar e transmitir a sua experiência para que a ONU alcance os objectivos preconizados na Carta.
O Secretário-Geral agradeceu o apoio de Angola às reformas por si conduzidas, que visam tornar eficiente o trabalho das Nações Unidas.
Após a cerimónia de acreditação, o Secretário-Geral manteve um breve encontro com a embaixadora Maria de Jesus, durante o qual António Guterres enalteceu o papel de liderança que Angola tem desempenhado na árdua tarefa de pacificar o continente africano, com destaque para a Região dos Grandes Lagos.
O Secretário-Geral saudou as reformas que o Governo Angolano tem vindo a efectuar, sob liderança do Presidente João Lourenço, em prol do desenvolvimento socio-económico do país.
A embaixadora Maria de Jesus Ferreira garantiu ao Secretário-Geral que Angola continuará a apoiar e cooperar com as Nações Unidas nos esforços que visam a pacificação da região, bem como de todo o mundo.
Nomeada no dia 7 de Fevereiro deste ano pelo Presidente da República, João Lourenço, a diplomata é a primeira mulher a exercer o cargo de Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária e Representante Permanente de Angola junto da Organização das Nações Unidas.
A entrega das Cartas Credenciais é uma formalidade que permite à embaixadora Maria de Jesus Ferreira dar início à actividade diplomática junto do mais importante fórum reitor da política internacional.
Licenciada em Direito e mestre em Direito Internacional, a diplomata exerceu, de Setembro de 2011 a Fevereiro do ano corrente, as funções de Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária de Angola na Áustria, Eslovénia, Croácia e Eslováquia (com residência em Viena) e de Representante Permanente de Angola junto dos Escritórios das Nações Unidas em Viena.

 

Fonte:da Redação e Por angonoticias.com
Reditado para:Noticias do Stop 2018
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão