Vendas de computadores aumentam pela primeira vez em 6 anos

Vendas de computadores aumentam pela primeira vez em 6 anos

Tecnologia
Tools
Typography
  • TPL_TYPO_TOOL_SMALLER TPL_TYPO_TOOL_SMALL TPL_TYPO_TOOL_MEDIUM TPL_TYPO_TOOL_BIG TPL_TYPO_TOOL_BIGGER
  • TPL_TYPO_TOOL_DEFAULT TPL_TYPO_TOOL_HELVERICA TPL_TYPO_TOOL_SEGOE TPL_TYPO_TOOL_GEORGIA TPL_TYPO_TOOL_TIMES

As encomendas de computadores estão a crescer pela primeira em seis anos. As firmas de investigação de mercado Gartner e IDC ambas concordam que o mercado dos computadores aumentou no segundo trimestre de 2018.


A IDC considera que o aumento é de 2,7% enquanto que a Gartner aponta para um mais modesto 1.4%. Em qualquer um dos casos, apesar de o crescimento ser pequeno, representa a reversão de uma tendência duradoura.
As duas empresas contabilizam as vendas de forma diferente.

A diferença de números que as duas empresas apresentam explica-se pelas formas diferentes a partir das quais contabilizam o mercado dos computadores. Os dados da IDC incluem Chromebooks e excluem tables com o Windows que incluam teclado separável como a Surface Pro. Já a Gartner, inclui estas tablets enquanto computadores portatéis mas exclui os Chromebooks ou outros tables que não se baseiem em Windows.
Estes dados podem explicar o maior crescimento registado pela IDC: de facto, há também dados que indicam um aumento do mercado para os Chromebooks. No entanto, tendo em conta que a Gartnet também indica um aumento do mercado sem contabilizar estes dispositivos, tudo indica que os computadores em geral voltaram mesmo a ter um aumento de vendas. A última vez que assistimos a este aumento foi no longinquo primeiro trimestre de 2012.
Os computadores designados para empresas com base no Windows 10 parecem explicar este aumento. Especialistas tanto da Gartnet como da IDC referem este nicho do mercado como estando numa boa fase devido ao interesse das empresas em actualizar os seus computadores para a última versão do Windows. No entanto, é expectável que estas vendas diminuam em dois anos quando o “ponto alto” de vendas pelo Windows 10 já tiver passado.

Algumas produtoras destacaram-se

A HP, a Lenovo, a Dell, a Apple e a Acer são as empresas que mais mercado de computadores ganharam neste último trimestre. As restantes empresas continuam a perder mercado.

 

Fonte:da Redação e Por maistecnologia
Reditado para:Noticias do Stop 2018
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão