16
Ter., Abr.
0 New Articles

Alunos queixam-se de extorsão para ir às aulas em Inhambane

Inhambane
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Encarregados de educação em Inhambane dizem que as escolas estão a exigir dinheiro aos alunos para pagar aos guardas dos estabelecimentos. Algumas crianças são impedidas de ir às aulas por falta de pagamento.
Pais e encarregados da educação da província de Inhambane denunciam casos de extorsão em escolas primárias e secundárias. Segundo várias fontes ouvidas pela DW, os estabelecimentos de ensino estão a exigir dinheiro aos alunos para

pagar aos guardas. Várias crianças que não pagam a "taxa", dizem os pais, estão a ser impedidas de frequentar as aulas.
Manuel Paulino, aluno da Escola Secundária de Massinga, relata que perdeu as aulas durante uma semana porque o pai não tinha dinheiro para pagar a quantia exigida para pagar aos vigilantes.
"Não assisti às aulas na semana passada por não ter pago o dinheiro do guarda", conta. "Cada aluno deve pagar duzentos meticais [cerca de três euros]. Só esta semana é que voltei [à escola], porque já consegui pagar", acrescenta.
Crianças mandadas para casa
Benedita Filimone Zualo, encarregada de educação na cidade de Maxixe, lamenta a situação das cobranças ilícitas nas escolas e afirma que o seu neto já regressou das aulas por falta de dinheiro.
"Ele saiu da escola e de imediato voltou. Disse: 'Avó, querem dinheiro do guarda'. Eu disse: 'Vai para escola, porque de momento não tenho para te dar'. E ele disse: 'não me vão deixar entrar na sala'", refere à DW.
Caetano Filipe, aluno também em Inhambane, conta que lhe foi dado um prazo na escola para poder regular a situação do pagamento aos guardas. "Dizem que temos um prazo de quinze dias para pagar os duzentos meticais, depois eles vão dar-nos um recibo para que na entrada o guarda possa ver e permitir a entrada", afirma.
Santos Sevene, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação no distrito de Maxixe, critica a cobrança nas escolas, que a seu ver não é adequada face às dificuldades das famílias.
"O carácter obrigatório de pagar ao guarda não está estipulado. Cada escola tem o seu valor a pagar aos guardas durante um ano. Olhemos [para os casos] de alguns pais com seis, cinco ou quatro filhos, outros nem trabalham e é difícil para eles", censura.
Orçamentos limitados
Roberto Zunguze, diretor dos serviços distritais de Educação em Massinga, diz que os fundos de apoio diretos para as escolas que têm recebido através do Governo central são poucos.
"O orçamento não tem sido suficiente para as atividades das escolas", explica.
Roberto Zunguze confirma que é cobrada uma taxa extra aos alunos, que serve para pagar os salários dos guardas-vigilantes.
"De nenhuma forma o aluno deve perder as aulas porque o pai não conseguiu honrar com aquilo que é o compromisso comunitário", ressalva.
Em média, uma turma tem 60 alunos. Cada escola tem 30 turmas cada, sendo o total 90 turmas em Inhambane. O valor médio de contribuição é de 100 meticais, cerca de 1 euro por aluno. A contribuição por turma é de seis mil, cerca de 80 euros, e a contribuição total 540 mil meticais, o equivalente a 8 mil euros. O salário anual de um guarda é de 60 mil meticais - cerca de 85 euros.

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da dw
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus