16
Ter., Abr.
0 New Articles

Mais de 3 mil convidados na inauguração, este sábado, da ponte Maputo-Katembe

Nacional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Mais de três mil convidados irão testemunhar, este sábado, a inauguração da ponte Maputo-Katembe,Residentes do distrito de Matutuíne, na província de Maputo, aguardam com expectativa a inauguração, amanhã, da ponte Maputo-KaTembe.


Ouvidos pela Rádio Moçambique alguns residentes sublinharam que a infra-estutura vai, entre outros benefícios, catapultar o desenvolvimento sócio-económico da província e cidade de Maputo.
O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine, que esta quinta-feira, visitou a infra-estrutura, garante estar tudo a postos para a inauguração daquela, que é a maior ponte suspensa de África.
“Está tudo a postos. Se tivéssemos que avaliar em termos percentuais diria que estamos a 99.9% de concluir com todos os preparativos para o sucesso desta inauguração”, disse.
A ponte Maputo-Katembe, com cerca de três quilómetros de extensão, será inaugurada, amanhã sábado, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, coincidindo com os 131 anos da elevação de Maputo à categoria de cidade.

A obra feita para permitir a ligação por terra entre as duas margens da baía da capital moçambicana, a norte e a sul, tem um vão de 700 metros e duas rampas com pouco mais de dois quilómetros cada.
Foram aplicados na estrutura de travessia 75 toneladas de aço e 300 mil metros cúbicos de betão.
Num financiamento da China, orçado em 785 milhões de dólares, a construção da ponte Maputo-Katembe envolveu 3.800 operários locais, 450 trabalhadores chineses, bem como 50 engenheiros e consultores de países como Alemanha, Inglaterra, Rússia e Grécia.
O projecto da ponte passou igualmente pela construção de 180 quilómetros de estrada ligando a Katembe à Ponta de Ouro.

 

Fonte:da Redação e Por RM
Reditado para:Noticias do Stop 2018

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews