16
Ter., Abr.
0 New Articles

EUA aumentam recompensa oferecida para capturar líder do EI

US Canada
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O governo americano mais do que dobrou nesta sexta-feira (16) a recompensa pela captura do líder do grupo Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, que agora atingiu o valor de 25 milhões de dólares.

O anúncio do Departamento de Estado adquire contexto no momento em que forças locais apoiadas pelos Estados Unidos no Iraque e na Síria cercam os redutos dos extremistas islâmicos de Mossul e Raqa.

O dinheiro será pago a qualquer um que conceda “informação que conduza à localização, prisão e condenação” do militante, conhecido por seus seguidores como “califa Ibrahim”.

“Sob comando de Al-Baghdadi, o EI matou milhares de civis no Oriente Médio, incluindo o brutal assassinato de inúmeros reféns japoneses, britânicos e americanos”, diz o Departamento de Estado.

“O grupo também foi responsável por ataques com armas químicas no Iraque e na Síria, desafiando as leis internacionais sobre o uso desse tipo de armas, além de já ter realizado e apoiado ataques terroristas fora das fronteiras do seu autoproclamado califado”, acrescenta.

Baghdadi havia assumido um perfil tímido, ainda que tenha se declarado líder do novo califado muçulmano. Entretanto, mês passado divulgou uma mensagem de áudio na qual clamava aos seus seguidores a defender a região de Mossul.

Não está claro se atualmente ele se encontra nessa cidade que está sob cerco, na qual proclamou o califado em 2014 depois que o EI se apoderou de vários territórios no leste da Síria e no norte do Iraque.

 

 

 

 

 

 

Fonte:EFE

Reditado para:Noticias Stop 2016

Fotografias:Getty Images / Reuters /EFE /AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews