23
Ter., Abr.
0 New Articles

Ataque ao Capitólio foi há um ano e Biden vai responsabilizar Trump

Ataque ao Capitólio foi há um ano e Biden vai responsabilizar Trump

US Canada
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

As imagens que surpreenderam o mundo e marcaram a história da democracia nos Estados Unidos da América (EUA) têm precisamente um ano. A 6 de janeiro de 2021, o Capitólio era atacado por uma multidão simpatizante de Donald Trump enquanto dentro do edifício era confirmada a vitória de Joe Biden à frente dos destinos do país.

Desde então, cinco pessoas morreram, dezenas foram feridas e muitos dos participantes presos. Esta quinta-feira, diz a Casa Branca, é esperado que Biden assinale a data sublinhando a "responsabilidade singular" do então presidente cessante "Trump pelo caos e pela carnificina a que assistimos".

As responsabilidades foram apuradas ao longo do ano passado, por duas investigações, uma a cargo de uma comissão de investigação do Congresso liderado pelos Democratas e outra criminal.


Na véspera do aniversário, o Procurador-Geral dos EUA, Merrick Garland, apelou à paciência em relação ao processo de justiça.

"Até hoje, prendemos e acusámos mais de 725 arguidos, em quase todos os 50 estados e no Distrito de Columbia, pelos papéis que desempenharam no ataque de 6 de janeiro. Nas nossas investigações criminais, não pode haver regras diferentes consoante o partido político ou a filiação de cada um. Não pode haver regras diferentes para amigos e inimigos. E não pode haver regras diferentes para os poderosos e os impotentes", afirmou.

Também Donald Trump tinha planeado assinalar o aniversário do ataque, mas acabou por cancelar o evento,

O antigo presidente, que caracterizou o assalto à sede da democracia norte-americana como uma "revolução" de "patriotas", está ainda a ser investigado por suspeitas de ter encorajado e mesmo coordenado aquele


Fonte:da Redação e da euronews.com
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Receba diariamente o STOP em seu WhatsApp
Envie um WhatsApp para +258 827606348 Em criação o Aplicativo
para receber notícias diariamente em seu celular no grupo STOPMZNWS
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews