24
Qua., Abr.
0 New Articles

Revolta sangrenta no Cazaquistão: Dezenas de mortos incluindo 12 agentes da lei

Revolta sangrenta no Cazaquistão: Dezenas de mortos incluindo 12 agentes da lei

Europe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A primeira mobilização para a ação das forças de paz da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO) não parece ser suficiente para reprimir a revolta popular iniciada no domingo no Cazaquistão contra o regime político no poder há 30 anos.

Os tiros continuam a ouvir-se em Almaty, a maior cidade do país e principal centro económico desta antiga republica soviética, onde diversos edifícios estatais, inclusive esquadras da polícia, foram atacados, inclusive alguns saqueados e incendiados.

Os relatos de um correspondente da France Press revelam que as força de segurança estão a avisar os manifestantes para abandonarem a Praça da República e estão a disparar contra quem ali se mantém, alguns dos manifestantes também estarão armados.

Os danos já contabilizados pela Câmara Nacional de Empresários, no Cazaquuistão, já somam mais de 90 milhões de dólares (quase 80 milhões €) de prejuízos.

O Ministério do Interior do Cazaquistão adiantou que mais de duas mil pessoas foram detidas na sequência dos protestos e dos confrontos. O da Saúde referiu que mais de mil ficaram feridas, incluindo 400 que necessitaram de ser hospitalizadas.


Ao abrigo do acordo de segurança da aliança CSTO, similar à NATO entre seis antigas repúblicas soviéticas, a Rússia enviou tropas para ajudar o Cazaquistão a restabelecer a ordem.

Alguns subdivisões militares russas afetas à aliança já estão a trabalhar no terreno.

Bielorrússia e Tajiquistão também ofereceram ajuda e o Quirguistão já mobilizou forças para ajudar na proteção de instalações estratégicas do Cazaquistão.

 

 


Fonte:da Redação e da euronews.com
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS WhatsApp
Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus