25
Qui., Abr.
0 New Articles

"Balão espião" chinês avistado a sobrevoar território dos Estados Unidos

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Pentágono está a monitorizar um “balão-espião chinês” detectado a sobrevoar os Estados Unidos, na quinta-feira. A China pede contenção quanto aos rumores e especulações e garante estar a investigar.

Um "balão Espião" chinês foi avistado a sobrevoar os Estados Unidos. "A intenção deste balão é claramente de vigilância", afirma um alto funcionário da defesa norte-americana.

Um balão espião chinês sobrevoa os Estados Unidos há dois dias, revelaram as autoridades norte-americanas esta quinta-feira, 2 de Fevereiro, quando o Secretário de Estado, Antony Blinken, se prepara para uma deslocação este domingo e segunda-feira a Pequim.

O Presidente Joe Biden, juntamente com o secretário de Defesa, Lloyd Austin e altos oficiais militares, consideraram derrubar o balão numa primeira instância, mas acabaram por colocar em alerta aviões de combate para evitar o risco de atingir alguém no terreno com os destroços do dispositivo.

Os Estados Unidos colocaram o balão espião sob vigilância ao entrar no espaço aéreo norte-americano. Os EUA estão "muito seguros" de que se trata de um balão chinês de alta altitude que se encontrava a sobrevoar locais sensíveis para recolher informações, afirmou um responsável da defesa norte-americana.

"O balão está actualmente numa altitude bem superior ao do tráfego aéreo comercial e não representa uma ameaça militar ou física para as pessoas no terreno", disse o general Patrick Ryder, porta-voz do Pentágono.

Também o departamento de defesa nacional canadiano revelou ter detectado um balão de vigilância. Oficiais norte-americanos revelaram que o balão tinha sobrevoado parte do Canadá a caminho de Montana onde se encontra um dos três campos de silos de mísseis nucleares dos EUA. As autoridades canadianas já deixaram claro que não há perigo para a população.

Em Pequim, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, disse que a China "está a verificar a situação" e convidou os Estados Unidos e o Canadá a terem cuidado com os rumores e as especulações.

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews