30
Ter., Abr.
0 New Articles

Brasil tornou-se independente de Portugal há 200 anos

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Brasil celebra hoje o bicentenário da sua declaração de independência em 1822 pelo então príncipe regente da colónia portuguesa, Dom Pedro. Além dos desfiles militares tradicionais de 7 de setembro, uma importante programação cultural marca o evento, como a reabertura ao publico do Museu do Ipiranga em São Paulo. O nosso correspondente, Pierre Le Duff, entrevistou o director do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, António Carlos Juca de

Sampaio.


Estudantes e investigadores do projecto República, um núcleo da Universidade Federal de Minas Gerais dedicado à memória, contam episódios da guerra de independência.

O camião-museu do bicentenário, na estrada pelo Brasil ao longo deste ano, estacionou durante três dias no pátio duma escola no conjunto de favelas da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro.

Christian Henrique é um dos pesquisadores do projecto República. Ele guia os visitantes na exposição que destaca os diferentes projetos de independência, e as batalhas que marcaram o processo de emancipação:

O camião-museu é apenas um dos vários projectos e manifestações organizadas em todo o país para comemorar o bicentenário.
No Rio de Janeiro, foi reinaugurada a fachada do Palácio de São Cristóvão, residência oficial da família real portuguesa e da família imperial brasileira.

Hoje abriga o Museu Nacional, que há quatro anos perdeu 85% do seu acervo num incêndio. A RFI avistou-se com o director do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, António Carlos Juca de Sampaio.

Ele é também membro do grupo de pesquisa Antigo Regime nos Trópicos, que aborda as características do período colonial no Brasil.
Segundo ele, o bicentenário é uma oportunidade para os Brasileiros conhecerem essa história, além do simbólico ‘Grito do Ipiranga’ pelo qual o príncipe regente Dom Pedro rompeu as relações metrópole-colónia

Em 1808, a Corte portuguesa tinha-se transferido para o Brasil, tornando o Rio de Janeiro na capital do império. A declaração de independência foi uma reacção das elites brasileiras às intenções políticas das Cortes Portuguesas, assembleia formada durante a Revolução Liberal do Porto

O projecto político conservador desenhado pelas elites brasileiras venceu no processo de independência, e isso tem consequências até nas estruturas sociais do Brasil de hoje.

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews