17
Quarta, dez.
6 New Articles

Morreu Shinzo Abe, antigo primeiro-ministro japonês, após ser baleado em comício político

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

neste encontro político, o antigo primeiro-ministro estaria a discursas quando foram ouvidos tiros.

O antigo primeiro-ministro japonês terá sido atingido por pelo menos dois tiros, tendo havido logo na tribuna uma primeira tentativa de reanimação, com o homem político japonês a sangrar do pescoço. Um homem de 41 anos, identificado como Tetsuya Yamagami foi imediatamente detido no local após os disparos.

Yamagami é, segundo os meios de comunicação japoneses um ex-militar da Marinha nipónica e terá construído a arma que vitimou mortalmente o antigo primeiro-ministro manualmente, já que o Japão tem leis muito restritas em relação à posse de armas. Até agora não se conhecem os motivos do atirador, com as autoridades a já terem feito buscas na sua casa.

Shinzo Abe que tinha 67 anos acabaria por morrer no hospital algumas horas mais tarde. Este líder japonês foi o primeiro-ministro que ficou mais tempo em funções no país, tendo sido chefe de Governo primeiro por um ano em 2006 e regressando ao poder em 2012 tendo cumprido o seu mandato até 2020. Nesse ano abandonou o cargo devido a razões de saúde.

Este atentado tem causado fortes reacções internacionais, com a China e a Alemanha a dizerem-se chocadas com o ataque, com Emmanuel Macron, Presidente francês, a dizer que Abe dedicou "a sua vida ao equilíbrio do Mundo". . Vladimir Putin disse que se trata de uma "perda irreparável". Já os Estados Unidos, através do secretário de Estado, Anthony Blinken, lembraram um "dirigente visionário".

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus