19
Sex., Abr.
0 New Articles

Coalizão confirma derrota do Estado Islâmico em Mosul

Asia Ocidental
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos confirmou nesta segunda-feira que as Forças Armadas do Iraque retomaram totalmente o controle de Mosul, considerada a "capital" do Estado Islâmico (EI) no país.


A vitória já havia sido anunciada no último domingo pelo primeiro-ministro iraquiano, Haider al Abadi, e representa o fim de uma ofensiva iniciada em 17 de outubro de 2016 e uma dura derrota para o grupo terrorista.
"Ainda que existam algumas zonas da cidade com explosivos e talvez os últimos milicianos do EI escondidos, o Iraque agora tem um claro controle sobre Mosul", diz um comunicado do Comando Central dos EUA, órgão responsável pelas operações militares norte-americanas no Oriente Médio.

Batalha em curso

Apesar disso, o general Stephen Townsend, alertou que o Estado Islâmico não foi eliminado. "Existe ainda uma dura batalha em curso", acrescentou. Já o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que a retomada de Mosul é um "passo significativo na luta contra o terrorismo".

Ofensiva

Terceira maior cidade do Iraque, Mosul estava sob comando do EI desde 2014, e sua tomada foi determinante para a ascensão do grupo jihadista. Devido a seu tamanho e a suas reservas de petróleo, o município era considerado estratégico para o Estado Islâmico, que financia parte de suas ações com a venda da matéria-prima.
A ofensiva contra Mosul reuniu cerca de 80 mil soldados, entre divisões do Exército, forças curdas e milícias xiitas. "Os membros de todas as comunidades étnicas e religiosas, incluindo nossos irmãos cristãos, podem voltar para suas casas em Mosul", declarou Abadi nesta segunda.

 

 

 


Fonte:da Redação e Por Ansa
Reditado para:Noticias do Stop 2017
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus