28
Dom., Abr.
0 New Articles

Advogados pedem liberdade de mulher símbolo dos refugiados

A afegã foi fotografada em 1985 e se tornou capa da National Geographic

Asia Ocidental
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Os advogados de Sharbat Gula, refugiada afegã imortalizada em uma capa da revista National Geographic em 1985, pediram nesta terça-feira (1º) a um juiz de Peshawar, no Paquistão, sua liberdade provisória.

Gula é investigada desde 2015, quando a polícia descobriu que ela residia no Paquistão usando documento de identidade paquistanês falso com o nome de Sharbat Bibi. Ela foi presa no último dia 26 de outubro.

Entre as alegações dos defensores estão a informação de que ela sofre de hepatite C, além do fato de ser mãe de quatro filhos e a única responsável pelo sustento das crianças. Os advogados também lembraram que ela estava prestes a voltar para seu país de origem, depois de mais de 30 anos vivendo como refugiada. A afegã aguarda julgamento em uma prisão feminina e pode pegar até sete anos de cadeia.

Gula foi retratada pelo fotógrafo Steve McCurry em 1984, quando havia acabado,Na época, ela tinha apenas 12 anos, e a foto estampou a capa da National Geographic em junho de 1985. Seu olhar intenso voltado à câmera fez com que ela fosse chamada de "Mona Lisa do Terceiro Mundo".

Em 2002, McCurry a reencontrou vivendo no campo de refugiados de Nasir Bagh, no Paquistão, e a fotografou novamente. O retrato foi publicado na mesma revista e a trouxe novamente destaque aos olhos magnéticos.

Após tomar conhecimento da prisão de Gula, o fotógrafo disse estar disposto a fazer "todo o possível" para dar assistência legal à refugiada e a sua família.

"Eu me oponho a essa ação das autoridades nos termos mais fortes. Ela sofreu durante sua vida toda, e sua prisão é uma clara violação de seus direitos humanos", escreveu McCurry no Instagram.

 

Refugiados no mundo

 

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), o Paquistão é o segundo país que mais abriga refugiados em todo o mundo, com 1,6 milhão de pessoas, atrás apenas da Turquia, com 2,5 milhões.

Já o vizinho Afeganistão é a segunda principal nação de origem de refugiados no planeta, com 2,7 milhões, perdendo somente para a Síria, com 4,9 milhões. 

 

 

 

 

Fonte:Reuters

Reditado para:Noticias Stop 2016

Fotografias:Getty Images / Reuters /EFE

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus