24
Qua., Abr.
0 New Articles

Paquistão lança última operação militar em zonas tribais

Exército: a ordem para iniciar a última fase da operação ocorre um dia depois que 15 insurgentes morreram em bombardeios militares

Asia Ocidental
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Islamabad - O chefe do Exército do Paquistão, o general Raheel Sharif, ordenou nesta quarta-feira o começo do que denominou última fase da operação militar na zona tribal do Waziristão do Norte, na qual, segundo as autoridades, morreram 3,5 mil supostos

insurgentes desde seu início em junho de 2014.

Esta fase tem por objetivo "limpar" de terroristas o Vale de Shawal e a zona de Data Khel, "últimas fortificações" dos insurgentes no Waziristão do Norte e rotas de infiltração desde o Afeganistão, informou o escritório de relações públicas do Exército (ISPR, em inglês).

Segundo um comunicado do ISPR, o general Sharif esteve com as tropas em Shawal e mostrou "sua satisfação pelos efeitos da operação para eliminar os terroristas".

A ordem para iniciar a última fase da operação ocorre um dia depois que 15 insurgentes morreram em bombardeios militares em Data Khel.

Após fracassadas conversas de paz entre o governo e o principal grupo talibã do país, o Tehreek-e-Taliban Paquistão (TTP), o Exército lançou a operação militar nas zonas tribais do Waziristão do Norte e Khyber em junho de 2014.

A ofensiva conta com operações terrestres e bombardeios, embora os ataques aéreos tenham diminuído nos últimos meses.

Na operação morreram 3,5 mil supostos insurgentes e 488 soldados desde seu início, segundo a informação proporcionada pelo Exército em dezembro do ano passado.

Esses dados não foram confirmados de forma independente devido ao bloqueio informativo nas zonas tribais e também porque o governo proibiu informar sobre a atividade de grupos insurgentes.

A ofensiva militar provocou o deslocamento de cerca de 103 mil famílias, das quais a maior parte ainda não conseguiu retornar.

A operação do Exército debilitou o TTP e diminuiu o número de civis mortos em ataques insurgentes a 940 em 2015, o mais baixa em oito anos, segundo o Portal de Terrorismo do Sul da Ásia.

 

 

Fornecido por: EFE 2016 ( STOP )

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus