27
Sáb., Abr.
0 New Articles

Novo rei da Tailândia perdoa milhares de detentos

Asia Oriental
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O novo rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, perdoou milhares de detentos em seu primeiro gesto de "misericórdia" como monarca do país.Entre os presos que tiveram suas penas perdoadas, há mulheres condenadas pela primeira vez, detentos que

cumpriram um terço de sua pena, assim como presos deficientes físicos ou doentes.

Essa medida representa "a primeira oportunidade do soberano demonstrar piedade desde que subiu ao trono", segundo comunicado oficial. O anúncio foi realizado no dia 5 de dezembro, feriado nacional no país.

De acordo com o jornal Bangkok Post, o decreto não deixa claro o número exato de detentos beneficiados. No entanto, a publicação informa que aproximadamente 30 mil presos foram libertados e outro 70 mil devem ter a pena diminuída.

Vajiralongkorn foi proclamado rei da Tailândia no dia 1º de dezembro e exercerá o cargo com o nome de Rama X. O príncipe herdeiro tem 64 anos e ganhou o direito de reinar após a morte de seu pai, Bhumibol Adulyadej, falecido em outubro passado.

Adulyadej ocupou o trono tailandês por sete décadas e tinha o hábito de perdoar detentos a cada ano. Embora fosse um monarca constitucional, ele realizou intervenções importantes na política do país. Além de facilitar a transição da Tailândia à democracia na década de 1990, e utilizar sua influência para acabar com golpes de Estado, incluindo as tentativas de 1981 e 1985.

Um dos monarcas mais ricos do mundo, Adulyadej era muito popular na Tailândia e reverenciado como um semi-deus pelo povo. Embora tenha seguido os passos do pai, Rama X não tem a mesma autoridade e não recebe a mesma devoção da população.

 

 

 

 

Fonte:Da Ansa

Reditado para:Noticias Stop 2016

Fotografias:Getty Images / Reuters /EFE /AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus