19
Sex., Abr.
0 New Articles

question-circle Quantos filhos Deus teve?

7 anos 3 meses atrás #124 por Malaquias
COM_KUNENA_MESSAGE_CREATED_NEW
Deus teve somente um filho: Jo 3:18, I Jo 4:9

Deus teve muitos filhos: Gn 6:2, 6:4, Jó 1:6, 2:1, 38:6-7

Textos

Um filho
Jo 3:18 - "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus".

1 Jo 4:9 - "Nisto se manifestou a caridade de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos".



Muitos filhos
Gn 6:2 - "viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram".

Gn 6:4 - "Havia, naqueles dias, gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os varões de fama".

Jó 1:6 - "E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles".

Jó 2:1 - "E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o SENHOR".

Jó 38:6-7 - "Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?"

Descontradizendo

Para descontradizer esta suposta contradição, terei que dividir o assunto em duas partes:

1. falarei do Filho como o Único ou Unigênito.

2. Falarei do termo filhos de Deus usado no Antigo Testamento.

Unigênito

Jesus é o Filho Unigênito de Deus porque Ele foi o único gerado de Deus e não criado por Deus.

Apenas Ele é da mesma "substância" Eterna que o Pai e o Espírito Santo.

Apenas Ele teve papel criador na criação do Universo juntamente com o Pai e o Espírito Santo.

Apenas Ele tem poder de perdoar pecados, assim como o Pai e os Espírito Santo.

Apenas Ele pode receber louvor e adoração tanto de homens quanto de anjos, assim como o Pai e o Espírito Santo.

É importante observar, que os termos único ou Unigênito foram trocados pelo termo Primogênito após a ascenção de Cristo.

Jesus deixa de ser o Unigênito para ser o Primogênito entre muitos irmãos:

Rm 8:29 - "Porque os que antes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos".

O sentido aqui é o mesmo de Jo 1:12-14 - "Mas a todos quantos o receberam (Jesus) deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade".

Em Cristo, e apenas em Cristo, o ser humano pode se tornar um filho de Deus. Gerado em Cristo (1 Jo 5:18) o homem recebe a vida de Deus. Ele nasce de novo em Cristo. A vida eterna, que é a própria vida de Deus adentra no espírito do homem e o torna um com Deus:

Jo 17:21 - "para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste".

Gl 3:26-28 - "Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus".

Filhos de adoção

Observe também o termo adoção:

Ef 1:5 - "e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,"

Jesus é o Único Filho de Deus gerado dEle, nós os que cremos nEle, somos adotados nEle. Ele é Eterno, portanto sempre existiu. Nós somos criados fora dEle. Em Cristo somos gerados:

I Pe 1:23 - "sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre".

Ef 4:24 - "e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade".

Cl 1:15-18 - "o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,"

Concluindo:
Portanto, Jesus é o Único (unigênito) Filho de Deus gerado dEle. Nós nos tornamos filhos de Deus em Cristo. Em Cristo nos tornamos novas criaturas (2 Co 5:17, Gl 6:15) geradas em Cristo. Filhos por adoção.

Gênesis
Gn 6:3 - "Então, disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos".

Com quem Deus se "decepcionou"? Se tivesse sido com os anjos, então significa também que os anjos passaram a viver somente 120 anos.

Gn 6:4 - "Havia, naqueles dias, gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os varões de fama".

Onde diz no texto que os gigantes eram descendentes deste cruzamento? O texto diz apenas que havia naqueles dias, e não que vieram depois disto. O texto diz que o cruzamentos dos filhos de deus com as filhas dos homens geraram valentes e não gigantes.

Filhos de Deus
A expressão filhos de Deus no Antigo Testamento é usada tanto para Anjos (Jó 1:6, 2:1, 38:6-7) quanto para se relacionar ao povo de Deus (Dt 14:1; Is 1:2; Os 1:10).

Porém, o sentido usado aqui não é o mesmo em que Jesus emprega a expressão para si mesmo como já falei acima. Pois Ele é o Único gerado de Deus e estes (anjos e homens) foram criados por Ele (Cl 1:16; Jo 1:1-3).

Por favor Autenticar para se juntar à conversa.

  • Malaquias
  • Avatar de Malaquias Autor do tópico
  • Desligado
  • COM_KUNENA_SAMPLEDATA_RANK_ADMIN
  • COM_KUNENA_SAMPLEDATA_RANK_ADMIN
Mais
  • Não permitido: para criar novo tópico.
  • Não permitido: para responder.
  • Não permitido: para editar a sua mensagem.
Tempo para criar a página: 0.178 segundos