28
Qui., Mar.
0 New Articles

exclamation-circle Quantos anos Abraão tinha quando partiu de Harã?

7 anos 3 meses atrás #121 por Malaquias
COM_KUNENA_MESSAGE_CREATED_NEW
Ele tinha 75 anos. Gn 12:4

Ele tinha pelo menos 135 anos. Gn 11:26, 11:32, At 7:2-4

Em At 7:4 diz que Abraão só deixou Harã depois que seu pai morreu. Em Gn 11:26 diz que o pai de Abrão tinha 70 anos quando ele nasceu, e o pai de Abrão viveu até 205 anos (Gn 11:32). Desse modo, então, Abraão tinha pelo menos 135 anos quando deixou Harã. Mas em Gn 12:4 diz que ele deixou Harã quando tinha 75 anos."

Textos

Ele tinha 75 anos:
Gn 12:4 - Assim, partiu Abrão, como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos, quando saiu de Harã.


Ele tinha pelo menos 135 anos:
Gn 11:26 - E viveu Tera setenta anos e gerou a Abrão, a Naor e a Harã.

At 7:2-4 - E ele disse: Varões irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, estando na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, e disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela e dirige-te à terra que eu te mostrar. Então, saiu da terra dos caldeus e habitou em Harã. E dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que habitais agora.

Descontradizendo

O comentário de Gênesis de Derek Kidner diz:

"A idade de Terá ao morrer apresenta uma dificuldade, desde que dá a seu filho mais velho 135 anos de idade, enquanto que Abrão era o filho mais novo, nascido sessenta anos depois do mais velho, mas colocado em primeiro lugar na relação de 11:26-27 em razão da sua proeminência (como Efraim, anteposto a Manasses)".

Continua:

Drerek Kidner diz:

"Outra solução é seguir o texto samaritano, que atribui a Terá a idade de 145 anos, por ocasião da sua morte. Esta parece preferível, quando menos porque dificilmente Abraão teria feito a exclamação de Gn 17:17 ("Poderá um homem de cem anos de idade gerar um filho?"), se o seu pai o tivesse gerado aos 130 anos de idade".

Então temos duas questões:

1. Gn 11:26 diz apenas que Terá tinha a idade de setenta anos quando gerou o filho mais velho, que provavelmente não foi Abrão e sim Harã, que foi o primeiro a morrer. Portanto, Terá pode ter gerado Abrão apenas aos 130 anos de idade. Essa possibilidade existe porque a genealogia de Terá no capítulo começa com a descrição do nascimento de Harã e seu filho Ló. O problema persiste apenas porque Abrão é colocado antes na relação de filhos, mas não é colocado em primeiro na descrição genealógica.

2. A questão da cópia samaritana trazer descrito nela a idade de 145 para Terá na sua morte, ao invés de 205. Essa é a possibilidade mais aceita, pois mesmo Abrão sendo mais novo e gerado sessenta anos depois de Harã, aos 130 anos de Terá, Ele não poderia fazer a exclamação de Gn:17:17, onde diz que Abrão questionou Deus sobre gerar um filho com a idade de 100 anos. Se Terá morreu com 145 anos, os cálculos ficam corretos.

Vamos procurar outros textos para confirmar que Abrão saiu de Harâ com 75 anos.

Gn 16:1-3 - Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar, disse a Abrão: “Já que o SENHOR me impediu de ter filhos, possua a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela”. Abrão atendeu à proposta de Sarai. Quando isso aconteceu, já fazia dez anos que Abrão, seu marido, vivia em Canaã. Foi nessa ocasião que Sarai, sua mulher, lhe entregou sua serva egípcia Hagar. Ele possuiu Hagar, e ela engravidou. Quando se viu grávida, começou a olhar com desprezo para a sua senhora.

Gn 17:1-27 - 1 Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o SENHOR lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus todo-poderosoa; ande segundo a minha vontade e seja íntegro [...] 10 Esta é a minha aliança com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circuncidados na carne.[...]17 Abraão prostrou-se, rosto em terra; riu-se e disse a si mesmo: “Poderá um homem de cem anos de idade gerar um filho? Poderá Sara dar à luz aos noventa anos?”[...]24 Abraão tinha noventa e nove anos quando foi circuncidado, 25 e seu filho Ismael tinha treze; 26 Abraão e seu filho Ismael foram circuncidados naquele mesmo dia.

Abrão é circuncidado aos 99 anos e Ismael aos 13. No ano seguinte, Sara engravida de Isaque. Isso ocorre aos 100 anos de Abrão.

Vamos contar:

Ida de Harã para Canaã - Período um pouco menor que um ano.
Chegada a Canaã e gravidez de Hagar - 10 anos + 9 meses gestação Hagar
Circunsisão de Ismael - 13 anos

10+13 = 23+ 9 meses + tempo de ida de Harã para Canaã, ??? meses = 23 anos e 9 meses (sem contar o tempo da viagem).

23 anos e 9 meses + gravidez de Sarai depois de 1 ano - 24 anos e 9 meses + 9 meses de gestação de Sarai = 25 anos e 6 meses.

Isaque nasceu 25 anos e meio depois de Abrão sair de Harã. Isaque nasceu aos 100 anos de Abrão, ou seja, ele saiu de lá aos 75.

Concluindo

Baseando-se na 2ª opção, nos textos sobre o nascimento de Ismael, sua circuncisão e nascimento de Isaque, Abrão realmente saiu de Harã aos 75 anos, como mostra Gn 12:4. Ou seja, Terá morreu aos 145 anos, como afirma o texto smaritano.

Por favor Autenticar para se juntar à conversa.

  • Malaquias
  • Avatar de Malaquias Autor do tópico
  • Desligado
  • COM_KUNENA_SAMPLEDATA_RANK_ADMIN
  • COM_KUNENA_SAMPLEDATA_RANK_ADMIN
Mais
  • Não permitido: para criar novo tópico.
  • Não permitido: para responder.
  • Não permitido: para editar a sua mensagem.
Tempo para criar a página: 0.170 segundos