26
Sex., Abr.
0 New Articles

Índios brasileiros em filme em competição em Cannes

Cinema
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O português João Salaviza e a mulher, a brasileira Renée Nader Messora estão de novo em competição na mostra "Un certain regard" com novo filme sobre os índios Krahô, no Estado de Tocatins. "Crowrã, a flor de Buriti" é um mergulho nas últimas oito décadas daquele povo.

Filme de João Salaviza e Renée Nader Messora "Crowrã, a flor de Buriti" é exibido na mostra "Un certain regard" do Festival de cinema de Cannes de 2023.
01:44
Filme de João Salaviza e Renée Nader Messora "Crowrã, a flor de Buriti" é exibido na mostra "Un certain regard" do Festival de cinema de Cannes de 2023. © Festival de Cannes
Texto por:
Miguel Martins
|

Em 2018 a dupla luso-basileira de realizadores tinha obtido o prémio especial do júri desta mostra "Un certain regard" (Um certo olhar) para "Chuva é cantoria na aldeia dos mortos", uma viagem à aldeia de Pedra Branca, à intimidade dos índios Krahô.

Em "Crowrã, a flor de Buriti" seguimos, com três personagens principais, a história dos últimos oitenta anos do povo Krahô em três aldeias.

Evocam-se aqui três momentos principais, nomeadamente um massacre perpetrado por agricultores nos anos 40, o período da ditadura militar, começada em 1964, e o combate político actual em prol da defesa dos povos indígenas.

Um filme que é um verdadeiro mergulho nos costumes e tradições dos Krahô, onde os corpos, mas também a natureza, os animais e as plantas, são filmados de perto numa longa metragem de duas horas.

Uma obra que implicou uma rodagem de quinze meses junto deste povo índio no Estado de Tocatins, centro norte do Brasil.

Este é um filme que é um testemunho da perseverança da luta dos Krahô pela defesa dos seus direitos, não obstante a sucessão de governos e de regimes pouco sensíveis à causa indígena.

 


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus