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Mercedes-Ferrari regra estrangulamento poderia destruir F1

Em uma entrevista exclusiva com a BBC Sport, Ecclestone também:

Fórmula 1
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De Mercedes e Ferrari domínio sobre os riscos "destruindo" regra de tomada de Fórmula 1, Bernie Ecclestone diz.

 

Chefe comercial da F1, disse Mercedes e Ferrari estavam bloqueando as mudanças que ele quer para tornar o esporte mais competitivo.

"Nós estamos tentando salvar o esporte e essas pessoas estão a tentar salvá-lo para seu próprio bem", disse Ecclestone.

Ele acrescentou que a Ferrari tinha escrito uma carta legal dizendo órgão dirigente da FIA não tem o direito de conceder Ecclestone um "mandato" para fazer mudanças.

A reunião do Conselho Mundial da FIA na semana passada votou através de poderes para Ecclestone e Jean Todt, presidente da FIA, "para fazer recomendações e decisões sobre uma série de questões prementes na F1 como a governação, grupos motopropulsores e redução de custos".

Os comentários de Ecclestone são a última etapa de uma luta cada vez mais acirrada pelo poder e controle na F1.

Em uma entrevista exclusiva com a BBC Sport, Ecclestone também:

explicou como ele quer mudar F1

detalhado por que ele não pode obtê-lo por meio de

Mercedes acusado de ajudar a desenvolver o seu motor Ferrari

disse F1 "provavelmente seria muito melhor" se Mercedes tinha dois motoristas que foram mais do que estreitamente alinhados Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

Ecclestone diz que a influência da Mercedes e Ferrari como fornecedores de motores para mais de metade da grade significa que eles têm "controle completo" da Comissão F1, a fase final do processo legislativo antes do Conselho Mundial.

Ele diz que quando Mercedes F1 chefe Toto Wolff "põe a mão para cima e diz que o Natal vai ser 26 de dezembro de todos concordam - mesmo com a Ferrari".

Ecclestone acrescentou: "Há todos os tipos de coisas que sabemos que podemos fazer e deve fazer para tornar a F1 de volta à estrada onde deveria estar, porque estamos no show business.

"Estamos lá para entreter o público. Não estamos lá para colocar em um show para Mercedes para demonstrar e vender seus carros. Ou Ferrari."

Ele disse que a Ferrari tinha escrito uma carta de um advogado para a FIA dizendo o órgão não tinha o direito de conceder Ecclestone e Todt seu novo mandato porque violou os contratos da equipe com F1.

Ecclestone acrescentou: "Então, a única coisa que podemos fazer é ignorar o que a Ferrari já disse e continuar com ele e dizer: '. Você tem uma escolha - você pode sair ou ir para a arbitragem e ver o que os árbitros pensam'"

Ele disse que "não sabia" se ele iria prosseguir este caminho, mas foi "a coisa óbvia".

"Eu acho que se nós fomos à arbitragem, que ia ganhar fácil", disse Ecclestone.

Ferrari disseram acreditar Ecclestone estava se referindo a um e-mail "clarificar as posições já expressas no Conselho Mundial".

Eles disseram que sua "intenção é simplesmente para se certificar de que os princípios de governança" estabelecido por Ecclestone ea FIA e acordadas com outras partes interessadas na F1 "continuar a ser devidamente cumpridas".

Ferrari disse que a afirmação de que Ecclestone e Mercedes controlada a Comissão F1 era "um pressuposto discutível", acrescentando: ". No que diz respeito Ferrari estão em causa, o Natal vai ser de 25 de dezembro deste ano e no futuro"

Ecclestone fez uma comparação entre a dominação Mercedes 'e que de McLaren-Honda em 1988, quando Ayrton Senna e Alain Prost venceu 15 das 16 corridas entre eles.

Ele disse que enquanto Senna venceu oito e sete Prost, garantindo um campeonato perto, o problema com a Mercedes era que Hamilton estava muito mais dominante.

No ano passado, Hamilton venceu 11 corridas para Rosberg de cinco e este ano o britânico venceu 10 dos primeiros 16 a conquistar o título com três corridas ainda a percorrer.

Perguntado se ele se sentia Mercedes deve ter, por exemplo, Fernando Alonso, Sebastian Vettel ou Daniel Ricciardo no segundo carro, em vez de Rosberg, Ecclestone disse: "Bem, provavelmente seria muito melhor, você está certo Porque eu sei que eles. teve provavelmente um segundo, segunda-and-a-half uma volta em seu bolso estas últimas corridas.

"Isso mostra que você Lewis tem sido capaz de usar isso e Rosberg, obviamente, não tem. Ele a usou nas últimas três corridas, porque eu acho que Lewis estava dormindo."

Ecclestone acredita motores turbo híbridos da F1 são ruins para o esporte, argumentando que eles são muito caros e complexos.

Ele disse que Mercedes não queria mudar as regras do motor por causa de sua posição dominante e que Ferrari eram "tipo de seguir com eles". Ele alegou Mercedes tinha "dado uma enorme quantidade de ajuda" para a Ferrari com seu projeto do motor.

Ferrari descreveu a acusação de Ecclestone como "estranho", acrescentando: "Para nós, a Mercedes é - e sempre foi - um concorrente para vencer, e nós acreditamos que eles pensam o mesmo da Ferrari."

Mercedes está actualmente a tomar medidas legais contra um ex-funcionário que temiam levaria seus segredos de motores para a Ferrari.

Ecclestone diz que quer introduzir "um motor muito mais simples", que poderia ser vendido para times de cliente para "euros 6-7m máximo".

O custo de um motor existente para uma equipe do cliente varia de 18-23m euros.

Ecclestone e Todt tinha proposto anteriormente a introdução deste novo motor ao lado dos híbridos turbo usando uma "fórmula de equivalência".

Mas ele agora diz que eles querem um novo design para substituir os motores atuais: ".. Regulamentos para um motor que qualquer um pode fazer, mas seria o mesmo para todos Ninguém teria uma vantagem ou desvantagem."

Ele disse que "não importa" o que este projeto era, contanto que ele era "mais simples, portanto, mais barato".

Ele disse que os motores atuais eram de benefício apenas para as vendas dos fabricantes envolvidos.

"Estamos ajudando um fabricante. Porque isso não faz muita diferença para a Ferrari com o tipo de motores que eles fazem", disse ele. "Isso ajuda a Mercedes.

"Então, nós estamos indo para destruir Fórmula 1, se você quiser, por causa de um fabricante, que deixaria como os outros não deixaram quando lhes convém -. BMW, Toyota, eles saem quando lhes convém"

Resposta Mercedes

Mercedes se recusou a dar uma resposta directa às observações de Ecclestone, mas salientou que:

• tivesse sido continuamente envolvido na F1 desde 1993 e está comprometida até pelo menos 2020

• ele competiu em 25 temporadas de F1, quase 40% da história do campeonato

• é um parceiro comercial da F1 Grupo de Ecclestone e forneceu a segurança e os carros médicos desde 1996

• todos os quatro fabricantes de automóveis envolvidas na F1 competiram em pelo menos 25 estações, com a Ferrari a fazer 66, Renault 37, Mercedes e Honda 25. Eles são quatro dos cinco mais leal na história do esporte.

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