25
Qui., Abr.
0 New Articles

Djokovic vence primeiro "set" e luta em tribunal para poder jogar na Austrália

Djokovic vence primeiro "set" e luta em tribunal para poder jogar na Austrália

Desporto
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A expulsão de Novak Djokovic da Austrália está suspensa.

O tribunal do Circuito Federal recebeu um recurso do tenista sérvio após o cancelamento do visto com isenção médica pelas autoridades alfandegárias e o processo de deportação foi suspenso pelo menos até segunda-feira, dia em que está prevista uma sessão para avaliar os argumentos de ambas as partes.

Djokovic aterrou na Austrália na quarta-feira e foi de imediato detido pelas autoridades com o objetivo de comprovar a justificação para receber uma isenção médica prevista na lei australiana para não vacinados contra a Covid-19 poderem entrar no país.

O tenista sérvio é um confesso opositor das vacinas e recusa revelar se foi ou não vacinado contra a Covid-19, que contraiu pelo menos um julho de 2020.

O facto de ter recebido uma isenção médica deixa entender que não foi vacinado, mas também que pode ter estado infetado depois de 1 de agosto e por isso sem necessidade de vacina.

O chefe de Governo sublinhou ainda que, "em última instância", cumprir as regras "é responsabilidade do viajante".

Na segunda-feira, Djokovic tinha revelado pelas redes sociais estar a viajar com uma isenção médica para jogar o Open da Austrália. A notícia provocou a revolta de muitos australianos, incluindo no Governo. O atrito aconteceu ainda no aeroporto.

O tenista foi instalado num hotel de imigração junto ao aeroporto de Melbourne, onde partilha espaço com requerentes de asilo, enquanto aguarda pela conclusão do processo, que provocou inclusive um atrito diplomático.

O próprio Presidente da Sérvia insurgiu-se contra a retirada do visto a Djokovic e acusou a Austrália de "maus tratos" ao tenista. Alexander Vucic revelou ter falado ao telefone com o compatriota e lhe ter manifestado o apoio de "toda a Sérvia".

"Os nossos serviços estão a fazer tudo para que este assédio ao melhor tenista do mundo termine de imediato", revelou Vucic, num comunicado.

O recurso permitiu ao sérvio ganhar algum tempo em Melbourne e processo está agora a correr no tribunal.


Fonte:da Redação e da euronews.com
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Receba diariamente o STOP em seu WhatsApp
Envie um WhatsApp para +258 827606348 Em criação o Aplicativo
para receber notícias diariamente em seu celular no grupo STOPMZNWS
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews