Dom., Abr.

Novo teste de doenças infecciosas promete diagnóstico rápido

O documento foi publicado on-line hoje pela revista científica alemã Angewandte Chemie International Edition.

McMaster pesquisadores vêm-se um caminho para inventar sondas de moléculas para identificar rapidamente as estirpes bacterianas mortais de doenças infecciosas.

A descoberta, publicada como um "papel quente" por uma revista científica alemã devido à sua importância, mostra a promessa para a detecção de cepas específicas de bactérias e acompanhamento de sua trilha específica da doença.

"Com esta nova tecnologia que será capaz de desenvolver ferramentas moleculares para reconhecer qualquer superbactéria até a cepa específica, e haverá muitas aplicações abrangentes", disse Yingfu Li, principal pesquisador e professor de bioquímica e ciências biomédicas para o Michael G. DeGroote Faculdade de Medicina da McMaster.

Os cientistas descobriram uma maneira de fazer DNAzymes, ou moléculas de DNA de cadeia catalítica de uma técnica de tubo de ensaio simples que permite o isolamento de sequências de ADN raros com funções especiais.

O primeiro sucesso da equipe de pesquisa foi o desenvolvimento de uma sonda molecular que reconhece precisamente a cepa que causou a 2011 Hamilton, Ontário. surto de infecção por Clostridium difficile. Esta estirpe foi muito infecciosa, resistentes aos antibióticos e até mesmo fatal para alguns pacientes. Em vez de ter que fazer vários testes diferentes para limitar a uma identificação positiva de a estirpe específica, os pesquisadores podem agora localizar rapidamente esta superbactéria usando sua nova sonda molecular.

"Isso configura o cenário para inúmeras outras aplicações onde podemos explorar sondas ADNzima sintéticos para o diagnóstico de doenças infecciosas", disse Li.

O teste pode ser realizado em menos de uma hora, em comparação com os actuais 48 horas, permitindo o tratamento para uma rápida e mais precisa dos pacientes.

"Esta tecnologia pode ser estendida a um maior descoberta de outros agentes patogénicos específicos de estirpe superbug. Por exemplo, esta tecnologia seria útil na identificação de estirpes hipervirulentas ou resistentes, aplicação dos tratamentos específicos de deformação mais adequado e rastreio dos surtos", disse Bruno Salena, um co-autor do estudo, professor associado de medicina para o Michael G. DeGroote School of Medicine e um gastroenterologista com Hamilton Health Sciences.

"Esta tecnologia é barato, acessível sem um laboratório, e acabará por ser adaptável para identificar não apenas muitas outras bactérias ou vírus, mas até mesmo outras doenças", disse ele.