20
Sáb., Abr.
0 New Articles

Os cientistas mapear o movimento da Gronelândia Ice durante últimos 9.000 anos

Ao comparar o mapa paleo-velocidade com taxas de fluxo modernos, os pesquisadores descobriram que o interior do manto de gelo está se movendo mais lentamente agora do que durante a maior parte do Holoceno

Terra
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Cientistas criaram o primeiro mapa que mostra como o gelo da Groenlândia se mudou ao longo do tempo, revelando que o gelo no interior está se movendo mais lentamente em direção às bordas do que tem, em média, durante os últimos 9.000 anos.

 

As conclusões, que pesquisadores disseram que não muda o fato de que a camada de gelo está perdendo massa global e contribuindo para a elevação do nível do mar, está publicado na edição de 05 de fevereiro da revista Science. Ao longo da periferia da Groenlândia, muitas geleiras estão rapidamente se diluindo. No entanto, o vasto interior da Gronelândia está lentamente espessamento, um processo novo estudo esclarece.

"Os cientistas estão muito interessados ​​na compreensão de como as camadas de gelo fluem e como que o fluxo pode ter sido diferente no passado. Nosso mapa paleo-velocidade para a Gronelândia nos permite avaliar o fluxo da camada de gelo agora no contexto do último vários milhares anos ", disse o autor Joe MacGregor da Universidade do Texas em Austin Instituto de de Geofísica (UTIG), uma unidade da Escola Jackson de Geociências pesquisa.

O estudo baseia-se em pesquisas anteriores levou-UTIG que desenvolveu um banco de dados das muitas camadas dentro camada de gelo da Groenlândia. Usando este banco de dados, os cientistas determinaram o padrão de fluxo durante os últimos 9.000 anos-vigentes criando um mapa de "paleo-velocidade".

 

Ao comparar o mapa paleo-velocidade com taxas de fluxo modernos, os pesquisadores descobriram que o interior do manto de gelo está se movendo mais lentamente agora do que durante a maior parte do Holoceno, época geológica que começou há cerca de 11.700 anos atrás, e corre até o presente.

"Como muitos outros, eu tinha em mente a retirada dramática contínua e aumento de velocidade ao longo das bordas da camada de gelo, então eu tinha assumido que o interior foi mais rápido agora também. Mas não foi", disse MacGregor.

Os autores identificaram três causas para esta desaceleração. Primeiro é que as taxas de queda de neve eram geralmente mais elevados durante os últimos 9.000 anos, o segundo é o lento endurecimento da camada de gelo ao longo do tempo, eo terceiro é o colapso de uma "ponte de gelo" que é utilizado para conectar o gelo da Groenlândia para que na vizinha ilha de Ellesmere. De maior interesse foram os dois últimos.

"O gelo que se formou a partir de neve que caiu na Groenlândia durante a última idade do gelo é cerca de três vezes mais suave do que o gelo se formando hoje", de acordo com William Colgan, da Universidade de York School Lassonde de Engenharia, um co-autor do estudo.

Devido a essa diferença, a camada de gelo está lentamente se tornando mais rígida. Como consequência, a camada de gelo está a fluir mais lentamente e ficando mais espessa ao longo do tempo. Este efeito é mais importante no sul da Groenlândia, onde as taxas de queda de neve mais altos levaram a substituição rápida de gelo do último período glacial com mais moderno gelo Holoceno.

"Mas isso não explicava o que estava acontecendo em outros lugares na Groenlândia, especialmente no noroeste, onde não há tanta queda de neve, por isso o efeito de reforço não é tão importante", disse MacGregor.

A explicação da desaceleração no noroeste encontra-se no colapso 10.000 anos atrás de uma "ponte de gelo" em Nares Strait, que usado para conectar o gelo da Groenlândia para que na ilha de Ellesmere. O colapso da ponte de gelo no final da última idade do gelo levou à aceleração no noroeste, mas a camada de gelo já voltou a um ritmo mais lento.

Estas alterações, que começou há milhares de anos, afectar a nossa compreensão do manto de gelo da Gronelândia mudando até hoje. Os cientistas costumam usar GPS e altímetros a bordo de satélites para medir a elevação da superfície de gelo e estudar o quanto de massa está sendo perdido ou ganho em toda a camada de gelo. Quando corrigindo para outros efeitos conhecidos sobre a elevação da superfície, qualquer espessamento restante é assumido como sendo devido ao aumento da queda de neve, mas este estudo mostra que pode não ser o caso.

"Estamos dizendo que os aumentos recentes na queda de neve não necessariamente explicar atual espessamento interior", disse Colgan. "Se você estiver usando um altímetro satélite para descobrir o quanto de massa da Groenlândia está perdendo, você está indo para obter a resposta um pouco errado, a menos que você conta para estes sinais de muito longo prazo que são evidentes em seu interior."

 

 

 

 

 

 

Fornecido por: Da phys 2016 ( STOP )

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus