25
Qui., Abr.
0 New Articles

No Oceano Antártico, um mistério de dióxido de carbono vem limpo

A prova "é uma arma fumegante há muito procurado que houve aumento de armazenamento de carbono do oceano profundo, quando o CO2 atmosférico foi menor

Terra
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Vinte mil anos atrás, quando os seres humanos ainda eram caçadores e coletores nômades, baixas concentrações de dióxido de carbono na atmosfera permitiu a terra para cair nas garras de uma era do gelo. Mas, apesar de décadas de pesquisa, as razões

pelas quais os níveis do gás de efeito estufa foram tão baixo, então têm sido difíceis de peça em conjunto.

Uma nova pesquisa, publicada hoje no principal jornal Nature, mostra que uma grande parte da resposta está na parte inferior do mundo. amostras de sedimentos do fundo do mar, mais de 3 km abaixo da superfície do oceano perto do Antarctica, apoiar uma hipótese de longa data que mais dióxido de carbono foi dissolvido no oceano do sul profundo, por vezes, quando os níveis na atmosfera eram baixos.

Entre outras coisas, o estudo mostra que durante a idade de gelo, o Oceano Antártico profunda realizada quantidades muito menores de oxigênio do que hoje. Isso indica que algas fotossintéticas, ou de fitoplâncton, foram ocupando grandes quantidades de dióxido de carbono perto da superfície. Como algas mortas afundou para as profundezas, eles foram consumidos por outros micróbios, que usou-se o oxigênio não no processo. Os cientistas encontraram as impressões digitais químicas do nível de oxigênio através da medição traços de metais nos sedimentos.

A prova "é uma arma fumegante há muito procurado que houve aumento de armazenamento de carbono do oceano profundo, quando o CO2 atmosférico foi menor", disse Sam Jaccard, da Universidade de Berna, Suíça, o principal autor do estudo.

O co-autor Robert Anderson, geoquímico do Observatório da Terra Lamont-Doherty da Universidade de Columbia, disse que o estudo "finalmente fornece a evidência há muito procurado direta que o carbono extra foi preso no fundo do mar pelo acúmulo de matéria orgânica em decomposição a partir de cima." Ele acrescentou: "Também está claro que o acúmulo e liberação de CO2 armazenado no fundo do oceano durante a era glacial foi impulsionado pelo que estava acontecendo no oceano ao redor da Antártida."

O estudo também mostra que as variações de armazenamento de dióxido de carbono no Oceano Antártico foram, provavelmente, por trás de uma série de "oscilações" naturais em níveis atmosféricos de cerca de 20 partes por milhão que tiveram lugar ao longo de milhares de anos. O estudo sugere que as oscilações foram provavelmente causados ​​por alterações na quantidade de poeira rica em ferro, que fertiliza fitoplâncton, sendo soprado de terra para a superfície do oceano. Níveis também pode ter sido influenciado por diferentes quantidades de carbono sendo liberado do fundo do oceano, como as correntes oceânicas alteradas, disseram os autores.

O estudo pode conter lições poderosas para hoje. Enquanto os 20 natural-parte-por milhão oscilações levou milhares de anos para acontecer, os níveis de dióxido de carbono subiram muito em apenas os últimos nove anos, devido às emissões humanas. Os níveis são agora cerca de 400 partes por milhão, contra cerca de 280 no início de 1800. "A taxa atual de emissões é tão rápido em comparação com as variações naturais de que é difícil comparar", disse o estudo co-autor Eric Galbraith, da Universidade Autónoma de Barcelona. "Estamos entrando em território climáticas para as quais não temos uma boa analógico geológica."

 

 

 

 

 

 

Fornecido por: Da phys 2016 ( STOP )

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus