16
Ter., Abr.
0 New Articles

Guiné-Bissau: "exaustos", estudantes guineenses regressaram do Sudão

Africa
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Cerca de dez dias depois de terem abandonado a Universidade Internacional de África, em Cartum, os jovens guineenses estudantes no Sudão chegaram esta quarta-feira a Bissau. Exaustos, os jovens mostraram-se gratos pela intervenção das autoridades que permitiram a sua saída do Sudão.


Os estudantes chegaram a Bissau, provenientes do Senegal, país que lhes deu boleia quando foi retirar os seus cidadãos no Sudão. Os nove estudantes, oito rapazes e uma rapariga, foram recebidos pela secretária de Estado das Comunidades guineenses, Salomé Allouche que se mostrou satisfeita com a pronta resposta das autoridades de Bissau.

A governante salientou o papel do Presidente Umaro Sissoco Embalo que falou pessoalmente com o homólogo senegalês, Macky Sall no sentido de dar boleia aos estudantes guineenses em Cartum.

Malam Indjai, porta-voz dos jovens estudantes explica aqui como conseguiram sair do Sudão:

"Para conseguirmos sair contactámos as pessoas do governo. Contactámos os nossos embaixadores, principalmente o da Guiné-Bissau mas também o da Arábia Saudita, o senhor Dino Seidy. Contactámos a nossa embaixadora, que está na Etiópia e alguns de nós contactaram também o director-geral do ministério dos Negócios Estrangeiros Braima Mané e outras pessoas ainda contactaram os familiares, tudo para termos saída o mais breve possível".


O jovem estudante já não conteve as lágrimas quando contava aos jornalistas as peripécias nos dias em que começaram os combates em Cartum.

Estudantes guineenses provenientes do Sudão.
Estudantes guineenses provenientes do Sudão. © Mussá Baldé
"Havia colegas que moram numa zona mais perigosa e vieram com as pessoas que estão quase na zona da direcção administrativa da Universidade, uma zona um pouco afastada da zona de conflicto. Juntámo-nos todos lá. A nossa irmã também estava numa das zonas mais perigosas. A direcção da Universidade pediu que todas elas viessem para se juntarem numa sala de conferência. Felizmente, nenhum de nós teve problemas. Mas... Há colegas que infelizmente...", explicou o estudante, emocionado.

Agora os jovens vão pedir uma audiência com o Presidente Sissoco Embalo no sentido de lhe solicitar que os ajude a concluir os estudos, uma vez que alguns dos jovens estudantes já estavam no último ano do curso.

 

 

 


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews