19
Sex., Abr.
0 New Articles

Encerramento do périplo africano do Secretário Geral da ONU

Africa
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Termina nesta quarta-feira, 4 de Maio, na Nigéria o périplo africano do secretário-geral da ONU. António Guterres avista-se, nomeadamente, com o chefe de Estado Muhammadu Buhari. A questão dos refugiados no Níger e, agora, na Nigéria, tem sido tema central da deslocação do ex primeiro-ministro português.

 

António Guterres prometia ao governador do Estado nigeriano de Borno, Babagana Umara Zulum, ser o seu advogado junto da comunidade internacional após ter visitado milhares de deslocados num campo.

Desde 2009 o autoproclamado Estado Islâmico e também a rede Boko Haram têm estado a semear o terror no nordeste da Nigéria.

40 000 pessoas morreram e 2,2 milhões encontram-se deslocadas.

Anteriormente o secretário-geral das Nações Unidas visitou também, no vizinho Níger, campos de refugiados na parte ocidental do país.

Esta deslocação à África ocidental coincidia com o fim do mês sagrado de jejum para os muçulmanos, o Ramadão, efeméride assinalada logo na primeira etapa do seu périplo, no Senegal.

A ONU alerta para o facto de ter duplicado o número de pessoas em insegurança alimentar aguada na região desde 2020, o terrorismo no Sahel tendo estado a desestabilizar a área em larga escala.

 

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews