Enchente histórica mata 10 e danifica 40 000 casas nos EUA

AplicLoja Windows 11 Pro

Enchentes históricas causadas por chuvas torrenciais que já duram uma semana fizeram ao menos 10 vítimas fatais e danificaram mais de 40 mil casas até agora, no sul do estado de Louisiana, nos Estados Unidos.

"É um fenômeno que está quebrando todos os recordes", declarou o governador do estado, John Bel Edwards. " Ainda não sabemos quando as águas vão recurar e é certo que elas continuem a subir em alguns lugares".

Mais de 20 mil pessoas precisaram ser resgatadas desde a última sexta-feira e ao menos 8.000 foram direcionadas para abrigos improvisados em salas de cinema e centros culturais. 

Pelos cálculos do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na siga em inglês), o nível do Rio Amite, subiu 4,3 metros em algumas áreas, superando a última alta recorde, registrada em 1983, segundo a entidade.

Depois dos estragos provocados pelo furacão Katrina em 2005, o estado americano passou a se preparar para eventos dessa natureza, por isso chama atenção a extensão dos danos provocados pelas chuvas recentes.

Segundo relata o The New York Times, os serviços de meteorologia foram pegos de surpresa pela enchente, que ganhou força praticamente da noite para o dia. 

Mais surpreendente é o fato dessa enchente ser a oitava de uma lista de fenômenos que só deveriam ocorrer a cada 500 anos, mas que já ocorreram, só nos EUA, desde maio de 2015, atingindo outros quatro estados, incluindo Oklahoma, Texas, South Carolina e West Virginia. 

 

 

 

 

 

Fonte:Exame

Reditado para:Noticias Stop 2016

Fotografias:Getty Images / Reuters

Tópicos:Desastres naturais, Enchentes, Estados Unidos, Países ricos, Meio ambiente

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus