19
Sex., Abr.
0 New Articles

Vantagens e desvantagens de um personal trainer

Vantagens de ter um personal trainer

Ginástica
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Qualquer dieta ou plano de perda/manutenção de peso requer um programa de exercício físico bem elaborado e orientado, sendo o personal trainer o profissional mais capacitado para desenvolver

e executar esse tipo de programas. Mas será que o personal trainer é adequado para todos os casos? Conheça as vantagens e desvantagens de ter um personal trainer!

Vantagens de ter um personal trainer

Se quer perder peso ou simplesmente ficar em forma, existem inúmeras vantagens em se praticar exercício físico orientado por um personal trainer, tais como:

1. Atendimento diferenciado

O personal trainer trabalha com dias e horários exclusivos para cada cliente. Desta forma, garante um treino e acompanhamento individualizado, assim como um melhor atendimento.

2. Maior atenção

Ao trabalhar exclusivamente com um cliente, o personal trainer pode acompanhar mais de perto a execução dos exercícios, propiciando, desta forma, a segurança do próprio cliente. Ou seja, ao garantir a realização correta dos exercícios, o personal trainer reduz o risco de lesões, proporcionando maior conforto, segurança, bem-estar e confiança ao cliente – ao mesmo tempo que potencia a eficácia do treino.

3. Melhor aproveitamento do tempo

O personal trainer prepara cada sessão para um determinado tempo de duração, monitorizando de forma mais precisa os intervalos entre os exercícios. Desta forma, garante um melhor aproveitamento do tempo da sessão de treino.

4. Elaboração de um plano de treino específico

O personal trainer desenvolve um plano de treino específico para o cliente, atendendo aos seus objetivos, expetativas e individualidade biológica, o que tornará o programa mais eficaz. Para além disso, o personal trainer recomendará os exercícios mais adequados para o alcance mais rápido dos resultados pretendidos.

5. Flexibilidades de horários

As datas e os horários dos treinos são agendados de acordo com a disponibilidade do cliente, de modo a serem compatíveis com a sua rotina diária. Desta forma, a falta de tempo deixa de ser uma desculpa para não praticar exercício físico.

6. Flexibilidade na escolha do local do treino

Com um personal trainer, existe uma maior flexibilidade na escolha dos locais para realizar o plano de exercício físico – pode ser em casa, no ginásio, ao ar livre, ou em todos. Para além de quebrar a monotonia dos treinos, pode ainda registar-se uma diminuição na perda de tempo e dinheiro em termos de deslocações.

7. Maior motivação

Esta será talvez a principal vantagem de ter um personal trainer. Tendo alguém ao seu lado, explicando e incentivando à prática do exercício físico, as sessões de treino tornam-se mais produtivas, dando ao cliente mais vontade de treinar. Para além disso, o personal trainer irá proporcionar-lhe motivação para continuar com o plano de exercícios nos dias de preguiça e de menos vontade de treinar. Afinal, praticar exercício físico acompanhado por outra pessoa parece aumentar a motivação… e também vai querer deixar o personal trainer orgulhoso do seu progresso!

Desvantagens de ter um personal trainer

Apesar das inúmeras vantagens, também existem algumas desvantagens em se ter um personal trainer, tais como:

1. Custo

Ter um personal trainer pode ter um custo mais elevado para o cliente, comparativamente àquele que ele teria num ginásio ou se optasse por praticar exercício físico em casa e/ou ao ar livre.

2. Menor número de aulas

O tempo despendido e o custo nas deslocações a casa dos clientes, bem como a agenda preenchida do personal trainer (uma vez que este poderá ter mais clientes particulares) podem fazer com que o número de aulas por semana seja inferior àquele que o cliente poderia ter num ginásio, em que o atendimento é menos diferenciado.

3. Menos equipamento

Se o treino for realizado em casa do cliente, poderá não ser possível fazer grandes variações no plano de treino, uma vez que o cliente poderá não ter (ou ter menos) aparelhos e acessórios em relação a um ginásio. Para além disso, esta desvantagem pode limitar a criatividade do personal trainer, que se vê obrigado a repetir os mesmos exercícios, podendo consequentemente desmotivar o cliente.

4. Menor socialização

Praticar exercício físico com um personal trainer implica uma menor socialização, comparativamente ao treino que é realizado num ginásio, onde acaba por existir toda uma comunidade. Para quem gosta de socializar e encontra no treino junto de outras pessoas uma fonte de motivação, esta pode ser outra desvantagem.

Embora toda a prática de exercício físico deva ser orientada por um profissional capacitado, como o personal trainer, cabe a cada pessoa analisar, primeiramente, as vantagens e desvantagens de recorrer a este serviço antes de tomar a sua decisão. Contudo, importa ressalvar que, mesmo com um personal trainer, é necessário existir disciplina e mudança para um estilo de vida mais saudável, de modo a atingir os resultados desejados.

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus