12
Sex., Abr.
0 New Articles

Austrália vai acolher refugiados climáticos do Estado de Tuvalu

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A Austrália ofereceu refúgio climático aos moradores do arquipélago de Tuvalu no Oceano Pacífico. O primeiro-ministro australiano Anthony Albanese explicou, esta sexta-feira, que o acordo permitirá acolher 280 pessoas por ano com “direitos especiais” para viver e trabalhar na Austrália.


O acordo foi firmado na 52ª reunião de líderes do Fórum das Ilhas do Pacífico, a decorrer nas Ilhas Cook. Tuvalu tem cerca de 11.200 residentes num território que está ameaçado pela subida das águas e está identificado pelo Banco Mundial e pelas Nações Unidas como um Estado em risco de ficar totalmente despovoado. O primeiro-ministro australiano Anthony Albanese anunciou pela primeira vez da história um sistema de migração climático legal. “A Austrália vai implementar um sistema especial para acolher até 280 pessoas por ano, e isto por forma a permitir aos habitantes de Tuvalu que estes venham para a Austrália para viver, trabalhar e estudar."

Esta mensagem enviada pelo este Estado continente ao mundo é um sinal forte aos “vizinhos” da Austrália, tendo em conta que outros Estados do Pacífico, como a República de Kiribati e a ilha de Nauru, também vêem as suas populações ameaçadas de deslocação devido à subida do nível do mar. Em contrapartida, Cambera vai dispor de um direito de veto em relação a todos os acordos securitários concluídos por Tuvalu com outro país.

Segundo um estudo da Organização não-governamental, Groundswell, pelo menos 216 milhões de pessoas no mundo, vão ter de migrar por causas climáticas.

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews