28
Dom., Abr.
0 New Articles

Libéria: 2,4 milhões de eleitores chamados às urnas para eleger o seu Presidente

Africa
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Mais de 2,4 milhões de eleitores são hoje chamados às urnas para escolher o seu novo Presidente, os seus representantes parlamentares e 15 senadores. Entre os 20 candidatos em liça para as presidenciais, figura nomeadamente o Presidente cessante, o antigo craque do futebol George Weah, eleito para o cargo em 2017.


Os eleitores são hoje chamados à urnas para escolher o seu futuro Presidente entre 20 candidatos. O Presidente cessante, George Weah, é tido como um dos favoritos neste pleito em que se destacam igualmente o antigo vice-presidente Joseph Boakai -derrotado na segunda volta em 2017 por George Weah-, Alexandre Cummings, filantropo e antigo dirigente da Coca-Cola ou ainda Tiawan Gongloe, advogado e activista dos Direitos Humanos.

Estas eleições são as primeiras que decorrem sem a presença da Missão da ONU que permaneceu no país entre 2003 e 2018 para garantir a estabilidade depois de anos de guerras civis que causaram mais de 250 mil mortos entre 1989 e 2003.

Estes escrutínios contam todavia com a presença de observadores da União Africana, da CEDEAO, da União europeia e dos Estados unidos, num contexto regional tenso com a multiplicação dos golpes de Estado, sem contar o clima de intolerância que marcou a campanha eleitoral a nível interno.

Confrontos entre o partido no poder e opositores durante a campanha resultaram em 3 mortos no noroeste do país e o final da campanha do Presidente cessante foi marcado igualmente por incidentes em Monróvia, a capital, no passado domingo.


Num aspecto mais geral, a situação económica do país é também ambivalente. Apesar de retomar um crescimento de 5% no ano passado e estarem previstos +4,3% para este ano, com um forte impulso dos importantes sectores das minas e da agricultura, a população sofre com a inflação ligada à guerra na Ucrânia. No espaço de um ano, os bens de consumo aumentaram quase 7%, especialmente a alimentação, como o arroz, alimento básico de 5 milhões de liberianos.

Relativamente às finanças públicas, apesar de tentativas de reformas, segundo o Banco Africano de Desenvolvimento, o país ainda sofre de um défice orçamental muito importante, quase 5% do PIB no ano passado, o Banco Mundial evocando "a ineficácia das reformas da política fiscal".

De referir ainda acerca destas eleições que as mesas de voto que estão abertas desde as 7 horas da manhã permanecem acessíveis até às 18 horas locais. A Comissão Nacional Eleitoral começa a partir daí o processo de contagem dos votos, estimando que primeiros resultados poderão surgir progressivamente a partir de amanhã, sendo que os resultados finais deveriam ser conhecidos nestes próximos quinze dias.

 

 

 

Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews