Comida & Bebida

AplicLoja Windows 11 Pro

Caril de amendoim é um prato típico da culinária de Moçambique, em particular da região sul do país, incluindo as províncias de Maputo, Gaza e Inhambane.

 

Pode ser preparado com carne de frango[2] ou de bovino, ou ainda com vegetais e camarão seco. Os seus ingredientes incluem ainda amendoim seco e pilado cru, sal, cebola, coco ralado (especialmente na província de Inhambane) e tomate .

Pode ser acompanhado por arroz ou papa de milho ou de outro cereal, podendo ser complementado com piripíri .

Apesar de apresentar a palavra caril no nome, o prato não inclui, na realidade, este ingrediente. Caril é entendido pelos moçambicanos como o molho ou o líquido que acompanha o arroz ou a papa de milho.

Matapa é o nome por que é conhecido em Moçambique o prato feito com a folha da mandioca pilada, cozinhada num molho à base de amendoim pilado e leite-de-coco e temperado com um marisco, que pode ser camarão (fresco ou seco) ou caranguejo. Normalmente é servido com xima (farinha de milho cozida) ou arroz branco. 

As folhas de mandioca, de preferência as mais novas, são piladas juntamente com alho e piri-piri até fazer um creme que põe a cozer (sem água); quando o creme estiver quase seco, junta-se tomate e cebola cortados em pedaços e o marisco e deixa-se ferver até misturar bem os sabores. Finalmente, acrescenta-se o leite de coco e de amendoim e deixa-se levantar fervura, mexendo sempre; depois, deixa-se apurar em lume brando. 

Este é um tipo de cozinhado que se pode encontrar praticamente em toda a África subsariana, utilizando vegetais indígenas, como o quiabo ou a cacana, ou as folhas de alimentos importados de outras culturas; assim como a mandioca foi importada do Brasil, a abóbora veio do Caribe (as folhas e respetivo guisado chamam-se “mbowa” no sul de Moçambique), a couve para fazer “macoufe” veio da Europa. Da mesma forma, o inhame (ou uma das espécies que têm esse nome) que era a “batata” africana, foi substituída ou acompanhada pelas batatas, originárias dos Andes, do milho mexicano e do arroz chinês. 

A marula ou canhoeiro (Sclerocarya birrea) (skleros dura, karya noz - referência à semente) é uma árvore de tamanho mediano, originária do bioma das savanas da África oriental. Caracteriza-se por um tronco único acinzentado e uma copa de folhas verdes, podendo atingir cerca de 10 metros de altura em baixas altitudes e pradarias abertas, típicas da savana. A planta é dióica (possui flores masculinas e flores femininas separadas), perene e suas flores são pequenas, de cor vermelha, emitidas no início da primavera. Por serem dióicas, para que ocorra a frutificação, há necessidade de plantas femininas e masculinas no mesmo habitat. Os frutos são ovóides ou globosos com uma polpa suculenta, doce-acidulada e uma semente. São bastante conhecidos pelo seu uso no licor da marca Amarula®, produzido através da fermentação de seu suco. A distribuição das espécies através da África seguiu a migração do povo bantu, por ter sido um importante item da sua dieta desde os primórdios.

 

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus