25
Qui., Abr.
0 New Articles

Notícias principais

Nagorno Karabakh: Parlamento Europeu denuncia "limpeza étnica" e reclama sanções

Parlamento

O Parlamento Europeu pronunciou-se nesta quinta-feira a favor de sanções "específicas" contra Baku, denunciando num texto votado por larga maioria uma "limpeza étnica" no Nagorno-Karabakh na sequência da intervenção militar do Azerbaijão. Baku, por sua vez, confirmou hoje ter detido um ex-dirigente do Nagorno Karabakh, uma ocorrência qualificada por Erevan de "detenção arbitrária".

Escândalo de corrupção no Parlamento Europeu: bens de Eva Kaili congelados

Parlamento

A vice-presidente do Parlamento Europeu, a grega Eva Kaili, implicada no alegado esquema de corrupção relacionado com o Qatar, continua detida e viu os seus bens congelados pelas autoridades de Atenas. A imunidade parlamentar foi-lhe retirada, ja que é suspeita de um crime descoberto em flagrante delito.

Parlamento cabo-verdiano investiga supostos certificados falsos de funcionários

Parlamento

O Parlamento cabo-verdiano detectou supostos certificados falsos utilizados por funcionários na integração no quadro da Assembleia Nacional. O presidente da Assembleia Nacional resolveu enviar todos os processos para o Ministério Público para verificar a autenticidade dos documentos.

Líderes do Parlamento Europeu acusam Moscovo de minar segurança da Europa

Parlamento

A Conferência dos Presidentes do Parlamento Europeu condenou esta quarta-feira a actuação da Rússia em relação à Ucrânia, que considera minar ainda a segurança da Europa.

Num comunicado, a Conferência dos Presidentes do PE (presidente do Parlamento e líderes dos grupos políticos) sublinham que "a Ucrânia enfrenta a ameaça de uma agressão militar sem precedentes por parte da Federação Russa".

Assembleia da República considera pertinente reformular quadro legal das autarquias locais

Parlamento

O Presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade da Assembleia da República (AR), António Boene, reafirmou a necessidade urgente de se produzir no país um quadro jurídico-legal de funcionamento das autarquias locais consentâneo com o processo de descentralização em curso em Moçambique.

V sessão ordinária da Assembleia da República arranca no próximo dia 28 de Fevereiro

Parlamento

A Comissão Permanente da Assembleia da República, agendou para os dias 28 Fevereiro a 13 de Maio, a realização da quinta sessão ordinária do Parlamento.

O porta-voz da Comissão Permanente da Assembleia da República, Alberto Matukutuko, disse esta terça-feira, que já foram arrolados alguns temas para a quinta sessão ordinária, e a agenda continua em aberto.

RENAMO convoca marchas contra alegada fraude eleitoral

Eleicoes

Moçambique inicia esta terça-feira (17.10) manifestações "pacíficas" convocadas pela RENAMO. Maior partido da oposição moçambicana aponta suposta "fraude" nas eleições autárquicas de 11 de outubro.

STAE apresenta editais falsos no apuramento intermédio

Eleicoes

O candidato da RENAMO em Maputo, Venâncio Mondlane, alerta a imprensa sobre uma irregularidade: "O STAE distrital está a apresentar para o ato de apuramento intermédio editais e atas não originais. Os editais e atas originais, em rigor, coincidem

STAE força assinatura de atas e editais suspeitos

Eleicoes

O porta-voz da RENAMO, José Manteigas, disse há pouco, em conferência de imprensa, que o seu partido está em vantagem na Matola, Maputo, Boane, Matola Rio, Marracuene e Vilankulo. Manteigas denuncia que o SATE está neste momento a forçar

Manuel de Araújo rejeita derrota em Quelimane

Eleicoes

O candidato da RENAMO em Quelimane, Manuel de Araújo, rejeita a derrota nas eleições autárquicas. E Araújo pretende marchar esta tarde pelos bairros da cidade a agradecer o apoio pelos votos que recebeu.

Depois de 10 anos, FRELIMO vence em Quelimane

Eleicoes

A Comissão Distrital de Eleições em Quelimane anunciou hoje a vitória da FRELIMO, partido no poder, no município de Quelimane, que estava sob gestão da RENAMO, principal partido da oposição.

Frelimo vence eleição autárquica na cidade de Pemba

Eleicoes

A Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) venceu as eleições autárquicas de quarta-feira no município de Pemba, Cabo Delgado, com quase 65% dos votos, segundo dados divulgados hoje pela Comissão Distrital de Eleições.

Adiamento de distritais: CIP recomenda que Frelimo realize consulta pública

Partidos

A Bancada da Frelimo, partido no poder em Moçambique, submeteu esta quarta-feira, 3 de Maio, ao Parlamento, uma proposta de revisão pontual do artigo 311 n°3 da Constituição para adiar as primeiras eleições distritais em 2024. O investigador do Centro de Integridade Pública, Ivan Maússe, refere que se a Frelimo quiser adiar as eleições distritais 2024 deve criar condições para a realização de uma consulta pública, permitindo que os grandes assuntos da nação possam ser escrutinados

Partido socialista francês validou acordo eleitoral com esquerda radical

Partidos

Depois de resultados historicamente baixos nas presidenciais, abaixo dos 2% dos votos, o Conselho Nacional do Partido Socialista validou ontem o acordo estabelecido na quarta-feira com o partido de esquerda radical ‘França Insubmissa’ de Jean-Luc Mélenchon, juntando-se assim aos restantes partidos, os verdes e os comunistas, que fizeram aliança com a formação que chegou em terceira posição nas últimas presidenciais e pretendem agora obter a maioria nas legislativas do próximo mês de Junho.

Renamo reitera compromisso de continuar a trabalhar para conclusão do DDR

Partidos

A Renamo reiterou, esta terça-feira, em Maputo, o seu compromisso de continuar a trabalhar visando a conclusão do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos guerrilheiros daquele partido.

O compromisso foi assumido pelo Presidente do maior partido da oposição no país, Ossufo Momade, na abertura da vigésima terceira sessão ordinária da Comissão Política daquela formação política.

FRELIMO propõe sete teses para debate no próximo congresso

Partidos

A FRELIMO, partido no poder em Moçambique, apresentou aos seus membros e simpatizantes sete propostas de teses para debate no 12.º congresso da organização, que vai decorrer entre 23 e 28 de setembro.
A Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) propõe aos membros e simpatizantes as seguintes teses: unidade nacional, paz, reconciliação e democracia, natureza e papel do partido na organização do Estado e da sociedade, bem como

Guiné-Bissau: PAIGC decidiu adiar o seu congresso

Partidos

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) anunciou esta segunda-feira em comunicado a sua decisão de adiar a organização do seu décimo congresso que era suposto decorrer esta semana, entre os dias 17 e 20 de Fevereiro.

Secretário-geral da Frelimo destaca empenho do Presidente da República

Partidos

O secretário-geral da Frelimo destaca o empenho do Presidente da República na luta para a remoção dos males que impedem o desenvolvimento do país.

Roque Silva aponta o terrorismo, a Covid-19, a fome, doenças endémicas e a pobreza, como sendo os factores que comprometem a agenda de governação de Filipe Nyusi.

Radio Cidade FM Maputo