20
Sáb., Abr.
0 New Articles

Videoclipe de Janet Jackson agora trava discos rígidos mais antigos

Segurança
Tools
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Já imaginou ouvir uma música no YouTube e travar o seu disco rígido? Pois é, o videoclipe Rhythm Nation de Janet Jackson de 1989 foi oficialmente declarado uma vulnerabilidade de segurança, pois congela alguns modelos de discos rígidos em computadores mais antigos.


Vulnerabilidade em videoclipe de Janet Jackson trava discos rígidos

A vulnerabilidade foi rastreada como CVE-2022-38392. Ela nada mais é do que uma Negação de Serviço (DoS), especificamente um ataque de canal lateral que faz com que os discos rígidos de alguns laptops de 2005 funcionem mal e falhem.
Essa vulnerabilidade tem a ver com um fenômeno físico conhecido como ressonância que pode levá-lo de volta aos seus dias de ensino médio. A frequência do Rhythm Nation atinge discos rígidos mais antigos e pode travá-los.
Em uma redação sucinta, o blogueiro da Microsoft Raymond Chen revelou esta semana por que tocar um determinado videoclipe, antigamente, travava alguns laptops. “Um colega meu compartilhou uma história do suporte ao produto Windows XP. Um grande fabricante de computadores descobriu que a reprodução do videoclipe de ‘Rhythm Nation’ de Janet Jackson travaria certos modelos de laptops”, descreve Chen.
Chen reflete que os investigadores descobriram algo ainda mais estranho: “Reproduzir o videoclipe em um laptop fez com que um laptop próximo travasse, mesmo que o outro laptop não estivesse reproduzindo o vídeo!”
“Acontece que a música continha uma das frequências ressonantes naturais para o modelo de discos rígidos de laptop de 5400 rpm que eles e outros fabricantes usavam.”

Ressonância

A ressonância é um fenômeno físico pelo qual o som produzido por um objeto vibra na mesma frequência que as ondas sonoras de outro objeto. Isso pode dar origem a uma amplitude aumentada. É assim que as pontes desmoronaram no passado e também por que os soldados quebram o passo ao marchar através de uma ponte.

A Rhythm Nation foi considerada uma vulnerabilidade de segurança e um identificador atribuído, CVE-2022-38392 pelo MITRE. Embora falando de forma realista, o risco de segurança de reproduzir o videoclipe hoje em dia em equipamentos modernos seria praticamente inexistente.

Mesmo naquela época, explica Chen, os fabricantes resolveram esse problema “adicionando um filtro personalizado no pipeline de áudio que detectava e removia as frequências ofensivas durante a reprodução de áudio”.

Em 2017, um pesquisador de segurança chamado Alfredo Ortega demonstrou como tocar um tom de 130Hz poderia fazer um disco rígido parar de responder aos comandos quase que inteiramente. No mesmo ano, cientistas de Princeton e Purdue publicaram pesquisas explicando ataques acústicos em discos rígidos que poderiam sabotar PCs, caixas eletrônicos e sistemas de CFTV.

 

 

Fonte:da Redação e da sempreupdate
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews