05
Ter., Jul.
0 New Articles

URL amigável: descubra por que usá-lo e como criar o seu

Internet
Tools
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Quantas vezes você já leu o nome de um endereço de website e se perguntou do que se trata? Provavelmente mais vezes do que você gostaria de admitir. Assim, neste artigo explicamos como comprar um domínio na forma correta. Você tem que ter cuidado para garantir que os seus visitantes entendam para onde estão indo – e, se possível, facilitar o seu caminho, em vez de complicá-lo!

Na prática, isso significa que os domínios mais lembrados possuem palavras-chave relacionadas ao serviço que você oferece ou ao nome da sua empresa. Dessa forma, lembrar do seu site torna-se algo intuitivo e não uma tarefa a mais no dia-a-dia já sobrecarregado do seu cliente. Mas vamos por partes.
O domínio da Internet, o que é, e o que é necessário

Primeiramente, apesar do que pensamos, os endereços de sites na Internet não são representados por seus nomes, mas por uma sequência de caracteres, o IP – que segue um formato 123.456.789.1

É bastante evidente que tal endereço é mais difícil de lembrar do que o mywebsite.com, não é? Por isso existe uma espécie de lista telefônica chamada DNS que associa um nome fácil de lembrar a um endereço IP. Ao registrar um domínio, registramos uma entrada neste diretório extenso.

A função do DNS é precisamente esta: serve para redirecionar todas as chamadas que ocorrem quando alguém digita o nome de nosso domínio para o IP escolhido.

Registrar um domínio de internet

Seja um particular ou uma empresa, qualquer pessoa tem o direito de registrar um ou mais domínios na Internet – ou melhor, o direito de ativá-los e de poder alugá-los por um período mais ou menos longo. Tudo o que você tem que fazer é entrar em contato com uma das empresas que prestam este serviço, pagar um “aluguel” e então você pode dispor deste nome à vontade, como se fosse se – ou seja, podendo mantê-lo, alugá-lo ou vendê-lo a outra pessoa.

Existem mais de 300 milhões de nomes de domínio registrados globalmente hoje em dia, e mais de um terço deles não são utilizados. E os “mais antigos” e mais caros podem valer dezenas de milhões de dólares!

Um domínio típico (mas existem tipos diferentes) é composto de duas partes: uma que carrega o nome real e o sufixo, separado por um ponto. Enquanto o prefixo pode conter praticamente qualquer combinação alfanumérica desejada, o sufixo possui relativamente poucos tipos. Existem sufixos geográficos, que levam o nome do país onde estão localizados – por exemplo, . br para o Brasil – ou genéricos, sendo o sufixo . com um dos mais utilizados para as empresas, embora haja muitos outros.

Como escolher um nome de domínio?

Mas como escolher o domínio perfeito? E a resposta é escolher um nome de domínio que seja fácil de entender para todos e possivelmente explique do que você está falando.

Por exemplo, a pessoa que registra o site se chama Linda e é florista. Um bom nome pode ser asfloresdelinda.com, que diz tudo o que você precisa para esclarecer sobre o que é o site. Outras escolhas comuns podem ser inserir a cidade onde a atividade ocorre, se for um serviço com loja física, como, de fato, uma florista. Mas se a atividade fosse realizada exclusivamente on-line, como um comércio eletrônico de buquês de flores entregues em casa, esta especificação seria menos crítica.

O que não fazer

Especificar bem o que o negócio faz é útil, mas não exagere: cinco palavras é o máximo que você pode ir. Por outro lado, um endereço como asfloresdelindadabahia.com é muito longo, portanto faça escolhas para torná-lo mais simples e legível. Finalmente, lembre-se que estudos determinaram que o número mágico é sete: este – chamado número de Miller – representa o número máximo de elementos que nossa memória pode facilmente codificar; portanto, que o nome de seu site deve ter.

Muitas pessoas evitam outros sufixos além de .com, o que pode dificultar as coisas. Sufixos .com são fáceis de entender, mas estão se tornando raros agora, então considere escolher algum outro. Se você estiver lidando com empresas locais, os sufixos geográficos são bons. Outros inovadores, como .co, .online, e .loja também são ótimos. Lembre-se que você pode sempre alugar vários e depois inserir um redirecionamento para vinculá-los a um DNS principal para localizar seu site.

Se possível, evite letras difíceis de pronunciar, pouco comuns ou sinais de pontuação como “-“. Se, infelizmente, o nome que você escolheu não estiver disponível, e a alternativa envolver o uso destes sinais, é melhor mudar o nome ou extensão.

Para terminar

Se o crucial é que as pessoas o encontrem e lembrem do seu negócio, tente criar um nome de domínio único e enxuto. Para garantir a originalidade, basta buscar online pelo nome escolhido e conferir se ele já existe. Aliada à simplicidade, essa é a base para uma URL de sucesso.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da maistecnologia
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus