02
Ter., Jun.
0 New Articles

Deus é autor de confusão?

3 anos 5 meses atrás #120 por Malaquias da Silva
Malaquias da Silva criou o tópico: Deus é autor de confusão?
Sim. Gn 11:7-9

Não. I Co 14:33

Textos

Sim
Gn 11:7-9 - "Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim, o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra".


Não
1 Co 14:33 - "Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos"

Descontradizendo - Pipe

Pois bem, mais uma vez a Bíblia do Cético pega o que Deus disse, extrai do seu contexto e o aplica em qualquer situação.

O contexto de 1 Co 14:33 está se referindo a ordem no culto. Paulo estava exortando a igreja para que no momento da reunião ou culto, houvesse descência e ordem, porque Deus não é Deus de confusão.

Porém, no contexto de Gn 11, a história é outra. A confusão foi provocada pela ação soberana de Deus em cima do comportamento rebelde do ser-humano.

Um exemplo:

Quando você diz que não é uma pessoa nervosa, isto significa que corriqueiramente você não é uma pessoa nervosa. Geralmente você é calmo e pacífico.

Porém, isto não é uma regra que deve ser usada para tudo. Porque em algum momento, em determinada situação, você pode ficar nervoso.

Porque você ficou nervoso, significa que você é uma pessoa nervosa?

R: Certamente que não! Mas, significa apenas que naquela determinada situação isolada você ficou nervoso.

O mesmo se diz de Deus. Deus não é Deus de confusão. Porém, naquela situação, Ele provocou a confusão das línguas porque o homem achava que podia ser maior que Deus construindo uma torre.

Descontradizendo

A "confusão" que Deus criou no povo babilônico foi como prevenção às atitudes que eles estavam tomando. Vejamos:

Gn 11: 1-9 - NTLH
Aí disseram: - Agora vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue até o céu. Assim ficaremos famosos e não seremos espalhados pelo mundo inteiro.
Então o SENHOR desceu para ver a cidade e a torre que aquela gente estava construindo.
O SENHOR disse assim: - Essa gente é um povo só, e todos falam uma só língua. Isso que eles estão fazendo é apenas o começo. Logo serão capazes de fazer o que quiserem.

Os babilônicos construiam templos em forma de torres chamados Zigurates. Por meio deles, queriam chegar até o céu, onde moravam os deuses.

serão capazes de fazer o que quiserem - Deus intervém nos planos orgulhosos dos babilônicos com tal torre que chegasse ao céu. Os motivos pelo qual fizeram Deus confundir sua lingua é desconhecido, mas basicamente foi para conter o orgulho dos babilônico

Por favor Autenticar para se juntar à conversa.

  • Malaquias da Silva
  • Avatar de Malaquias da Silva Autor do tópico
  • Desligado
  • Administrator
  • Administrator
Mais
Tempo para criar a página: 0.138 segundos