20
Sáb., Abr.
0 New Articles

PARTIDOS AMIGOS DA FRELIMO SAÚDAM ORGANIZAÇÃO DO DÉCIMO PRIMEIRO CONGRESSO

PARTIDOS AMIGOS DA FRELIMO SAÚDAM ORGANIZAÇÃO DO DÉCIMO PRIMEIRO CONGRESSO

Maputo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O antigo Presidente da Tanzânia, Benjamim Mkapa, reconhece a estrutura organizativa do 11º Congresso da Frelimo, partido no poder em Moçambique, afirmando que se sente inspirado com a administração das actividades do evento.


Falando esta quarta-feira no município da Matola, província meridional de Maputo, durante a mensagem de saudação dos “partidos irmãos e amigos” da Frelimo no Congresso, Mkapa disse que o curso das actividades desenhadas no evento demostra a firme capacidade organizativa da Frelimo, iniciada desde a sua fundação, em 1962.
Mkapa, que descreveu os contactos que manteve com os primeiros presidentes da Frelimo, sublinhou que com sempre aconteceu no passado a Frelimo continua empenhada na busca de soluções para o bem-estar dos moçambicanos.
Pelo que, a contínua política de bem-servir emana os dirigentes da actual Frelimo, tal como foi estabelecida na sua fundação.
Com a inauguração da ponte do Rovuma, em Maio de 2010, cresceu a cooperação económica entre os dois países.
“As nossas populações devem e já cooperam economicamente, sobretudo nas províncias do norte. E isso acontece porque a ponte está assente e estamos inspirados no que vemos não apenas com a organização do Congresso, mas do progresso de Moçambique”, disse Mkapa.
Referiu que as decisões a serem tomadas no Congresso deverão favorecer o bem-estar dos moçambicanos.
Por seu turno, o Partido Democrático do Botswana, BDP, formação política no poder naquele país, manifestou o seu reconhecimento pelos “resultados positivos” que advém dos esforços que a governação da Frelimo tem empreendido para o sucesso dos moçambicanos.
Na mensagem, lida pelo secretário-geral, Mpho Balopi, o PDB frisa a necessidade de transmitir os valores da Frelimo às gerações vindouras.
“Os valores dos partidos devem ser preservados como uma forma de melhorar a vida das futuras gerações”, disse, apontando como exemplo a cooperação existente entre o PDB e o Congresso Nacional Africano, ANC.
Por seu turno, Benjamim Dube, representante da ZANU PF, partido no poder no Zimbabwe, reiterou que as decisões a serem tomadas no Congresso deverão ajudar o desenvolvimento do país.
Dube, que é embaixador do Zimbabwe acreditado em Moçambique, apelou aos delegados para a busca de soluções capazes de conduzir à uma paz duradoira no país.
“Através da unidade, vamos actualizar os valores e uma visão positiva da paz nos nossos países do continente africano”, afirmou.
O 11º Congresso iniciou última terça-feira e participam um total de 2.249 delegados provenientes de todas as províncias do país.

 

Fonte:da Redação e Por rm
Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews