19
Sex., Abr.
0 New Articles

BM CONCEDE CERCA DE 120 USD MILHÕES PARA PROJECTOS

BM CONCEDE CERCA DE 120 USD MILHÕES PARA PROJECTOS DE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Sofala
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Banco Mundial acaba de conceder ao governo moçambicano um crédito avaliado em cerca de cento e vinte milhões de dólares para financiar projectos de adaptação às mudanças climáticas, em vinte municípios do País.

 

Trata-se das autarquias da Beira e Gorongosa na província de Sofala; Matola e Namaacha em Maputo; Chibuto, Bilene e Chókwè em Gaza; Gondola em Manica; Moatize e  Ulónguè em Tete e Massinga, Vilankulo e Maxixe, em Inhambane.

O projecto denominado ”Cidades e Mudanças Climáticas” compreende, entre outras áreas de intervenção, a construção e a abertura de novas valas de drenagem, a protecção costeira e o reassentamento da população que vive em zonas de risco.

A informação foi avançada pelo Director das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos de Sofala, Manuel Fobra, à margem da visita a algumas obras em cursos na cidade da Beira, no âmbito daquele projecto.

“Na componente um, são cerca de trinta e cinco milhões de dólares que é implementado pelo Ministério de Administração Estatal e Função Pública. A componente dois, são cerca de oitenta e cinco milhões de dólares, num projecto implementado pelo Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos através da AIAS. Desse valor de oitenta e cinco milhões de dólares, quarenta e cinco ponto sete milhões de dólares, cabe a este projecto da cidade da Beira que tem a ver com a resiliência às mudanças climáticas.”- referiu o Director das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos de Sofala.

 O fiscal das obras na Beira, disse que no quadro da implementação do projecto, foram identificadas vinte e uma casas construídas nas margens das valas de drenagem, que serão destruídas.

 Para o reassentamento das famílias abrangidas, Faruk Gule, afirmou que a Direcção Nacional de Águas desembolsou cerca de treze milhões de meticais para a construção das habitações, cujas obras serão entregues em finais de Abril.

 

 

 

Fornecido por:Rm.co.mz 2016 ( Stop.co.mz )

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus