25
Qui., Abr.
0 New Articles

3 MORTOS, 8 MIL CASAS DESTRUÍDAS E 68 MIL PESSOAS AO RELENTO

VENDAVAL DE NAMPULA: 3 MORTOS, 8 MIL CASAS DESTRUÍDAS E 68 MIL PESSOAS AO RELENTO

Nampula
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

3pessoas morreram, esta semana, em Nampula na sequência do vendaval que assolou aquele província.O vendaval destruiu cerca de oito mil habitações e deixou mais de sessenta e oito mil pessoas sem abrigo.


O porta-voz da primeira sessão ordinária do governo provincial realizada, esta sexta-feira, Júlio Mendes, disse que a tempestade destruiu igualmente seis unidades sanitárias e cento e cinquenta salas de aula, para além de postes de energia eléctrica.
A fonte disse que a situação está a ser acompanhada pelo governo da província, na pessoa do respectivo governador, Victor Borges.
“ Mantem encontro com autoridades que lideram este processo, os governos distritais estão em prontidão para que esse processo continue a ser monitorado. O Director-geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades está cá, posicionado em Nampula a fazer também o acompanhamento desta situação” disse.
Na ocasião Júlio Mendes deu a conhecer que várias vias de acesso foram interrompidas e apontou as ligações Mecubúri-Muite, Meconta-Corrane, Naquema-Chocas Mar e Monapo-Quixaxe, como as mais críticas.
A fonte disse que o helicóptero e os drones do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) continuam a trabalhar na verificação dos espaços e apoio às famílias, sobretudo na Ilha de Moçambique.
Ainda em Nampula, várias áreas da subestação de Nacala, que alimenta a cidade de Nacala, Nacala-a-Velha e Memba, estão soterradas e outras inundadas, ao nível de alarme, devido à chuva que continua a cair com grande intensidade naquela região do país.
Um comunicado da EDM indica que equipas da empresa Electricidade de Moçambique se encontram no local para mitigar o impacto das inundações e evitar que a situação atinja níveis de insegurança que obriguem ao isolamento da subestação e consequente interrupção de energia eléctrica.

 


Fonte:da Redação e Por RM
Reditado para:Noticias do Stop 2018

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus