18
Qui., Abr.
0 New Articles

Missão da SADC diz que matou "terroristas" em Macomia

Cabo Delgado
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Militares da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e do Governo moçambicano mataram um número não especificado de terroristas e feriram outros no dia 09, numa ofensiva contra grupos armados em Cabo Delgado.
"Durante a operação conjunta, foram mortos terroristas e outros sofreram graves ferimentos", numa floresta do distrito de Macomia, lê-se numa nota da Missão Militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SAMIM).


Durante a ofensiva, um membro da força conjunta perdeu a vida e seis ficaram feridos, encontrando-se em recuperação.
Os "terroristas" perderam armas AK-47 e munições.
A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.
Há 784 mil deslocados internos devido ao conflito, de acordo com a Organização Internacional das Migrações (OIM), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.
Desde julho de 2021, uma ofensiva das tropas governamentais com o apoio do Ruanda a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permitiu recuperar zonas onde havia presença de rebeldes, a norte, junto à Tanzânia, mas a fuga destes tem provocado novos ataques noutros distritos usados como passagem ou refúgio temporário.

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da dw
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus