25
Qui., Abr.
0 New Articles

Deslocados já regressam às origens em Muidumbe

Cabo Delgado
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A maior parte da população refugiada em outros pontos da província, devido ao terrorismo, já regressou às respetivas aldeias de origem, no distrito de Muidumbe, norte de Cabo Delgado.
A população que tinha fugido das aldeias assoladas pelo extremismo violento em Muidumbe, norte da província moçambicana de Cabo Delgado, está a regressa às zonas de origem, mercê da melhoria da situação de segurança.


A garantia é do administrador distrital, Saide Ali Shabane, que anuncia também ao retorno da atividade produtiva nas referidas aldeias.
"A população está a regressar de forma tímida”, revela Shabane para quem "neste momento, praticamente em todas aldeias a população já regressou”.
Para o dirigente, o regresso às zonas de origem deve se à garantia da segurança, mas alerta Saide Ali Shabane "em algumas aldeias, a segurança ainda carece de maior controle”.
De regresso às origens a população está empenhada na produção agrícola.
Entretanto, apesar desse retorno, nem todos os serviços públicos funcionam em pleno no distrito de Muidumbe.
O administrador local garantiu à comunicação social na semana finda que a situação poderá ser ultrapassada num curto espaço de tempo.
"A máquina administrativa ainda não é abrangente. Mas dentro de algum tempo creio que poderá estar a funcionar plenamente”, garante Shabane.
Reabertura de escolas
Várias escolas no distrito de Muidumbe haviam sido encerradas devido aos ataques terroristas.
De acordo com o administrador distrital, Saide Shabane, em 2021, apenas três estabelecimentos de ensino funcionaram no distrito, mas com o regresso dos residentes às aldeias de origem outras 17 escolas vão reabrir para atender a demanda.
"Isso significa que as aldeias estão em condições para reabrirmos as escolas”, disse o administrador local, justificando que "já fizemos um estudo de viabilidade da população regressada, tem lá as crianças para poderem abraçar o ensino.”
Respeito aos cidadãos
Na semana finda, o comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael, visitou o distrito de Mocimboa da Praia, também assolado severamente pelas incursões terroristas.
Bernardino Rafael orientou os agentes da polícia a tratarem com respeito os cidadãos, no momento em estas regressam às suas zonas de origem depois do restabelecimento do clima de segurança.
"Quando estamos a acompanhar as colunas que transportam os bens e a população para irem ver os seus bens perdidos, temos que respeitar essa população”, instou Rafael.
O Comandante -geral da PRM lembra que "a nossa essência é garantir o bem-estar daquela população e é uma obrigação respeitá-la, não é nenhum pedido”.
E porque o combate ao terrorismo ainda continua em Cabo Delgado, Bernardino Rafael, considerou as populações locais, de parceiras para vencer o inimigo, porque segundo explicou "são aquelas que podem nos avisar onde é que está o inimigo, onde é que se movimentam os malfeitores, os terroristas e os informantes”, concluiu.

 

 

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da dw
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus