01
Sex., Jul.
0 New Articles

BACIAS HIDROGRÁFICAS PODERÃO ATINGIR NÍVEIS DE ALERTA NO NORTE DO PAÍS

As restantes bacias hidrográficas do país, continuaram a registar descida de níveis hidrométricos, mantendo-se abaixo do alerta

Nacional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Para as próximas 48 horas, as bacias hidrográfica do Meluli, Megaruma e Messalo, poderão registar níveis hidrométricos oscilatórios com ligeira tendência de subir, podendo na bacia do Messalo em Miangaleua atingir novamente o nível de alerta.

 

As restantes bacias hidrográficas do país, poderão continuar a registar descida de níveis hidrométricos, mantendo-se abaixo do alerta.

Na região Norte, as albufeiras de Nampula e Nacala continuam a registar incremento do nível de enchimento, situando-se a 60% e 91%, respectivamente.

Na região Centro, o nível de enchimento nas albufeiras de Cahora Bassa e Chicamba mantém-se em 61% e 24%, respectivamente. A HCB mantém as descargas na ordem de 1900 m3/s.

Na região Sul, a albufeira de Massingir continua a registar diminuição do volume de armazenamento de água situando-se a 4.4% do volume útil de exploração e mantém as descarregas na ordem de 25 m3/s.

As albufeiras dos Pequenos Libombos e Corumana mantêm o nível de enchimento em 46% e 28% e mantêm as descarregas na ordem de 4 m3/s e 11 m3/s, respectivamente.

Um comunicado da Direcção Nacional de Águas refere que nas últimas 24 horas houve registo de chuvas fracas dispersas na rede nacional de observação hidro-climatológica.

Na região Norte do País, a bacia hidrográfica do Messalo registaram níveis hidrométricos oscilatórios com ligeira tendência de subir na estação de Nairoto e de baixar na estação de Miangaleua, tendo saído do alerta em virtude do abrandamento da chuva.

As bacias do Meluli e Megaruma registaram níveis hidrométricos oscilatórios com ligeira tendência de subir, situando-se abaixo do alerta.

As restantes bacias hidrográficas do país, continuaram a registar descida de níveis hidrométricos, mantendo-se abaixo do alerta

A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, recomenda à população e a sociedade em geral para a tomada de medidas de precaução ao se fazerem aos rios e o acompanhamento da informação hidrológica diária, uma vez estando no período chuvoso.

Para a região Sul, recomenda-se ao uso racional de água, devido a redução da sua disponibilidade. 

 

Fornecido por: Da RM.CO.MZ 2016 ( STOP)

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews