16
Ter., Abr.
0 New Articles

Ao centésimo dia da invasão Moscovo controla 20% do território

Ucrânia
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Ao centésimo dia da invasão russa da Ucrânia, Moscovo controla 20% do território ucraniano, cerca de 125 mil km2. As Nações Unidas alertam que a "guerra não tem, nem terá vencedor”.


Depois do falhanço da ofensiva relâmpago por parte das forças russas, lançada a 24 de Fevereiro, a guerra ganha agora novos contornos. Moscovo reduziu as suas ambições e concentra-se na região do Donbass, uma região já em guerra desde 2014 entre o exército ucraniano e os separatistas pró-russos.

De acordo com o presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, os russos controlam neste momento “cerca de 20%” do território da vizinha Ucrânia, ou seja, perto de 125.000 KM2.

Neste centésimo dia de guerra, o primeiro-ministro ucraniano Denys Chmygal sublinhou que Kyiv “avança” para “a família europeia”, enquanto a Rússia “se aproxima de uma vida atrás da ‘cortina de ferro’ e isolada do mundo desenvolvido”. Numa mensagem no Telegram, Chmygal escreveu que “A Ucrânia avança com confiança rumo ao seu objectivo: viver num país democrático, livre e no seio da família europeia” e acrescentou que o único caminho possível para o seu país é o da “liberdade”. “A Ucrânia ganhará se duvida” a guerra face à Rússia, concluiu.

A Ucrânia espera, até ao final do mês, obter o estatuto oficial de candidato à adesão da União Europeia, apesar das divisões dentro dos 27 Estados-membros.

A guerra na Ucrânia “não tem, nem terá vencedor” avançou esta sexta-feira o coordenador da ONU no país, que acrescentou que “temos necessidade de paz, A guerra deve acabar”.

O centésimo dia de guerra coincide com o encontro, hoje, em Sotchi, entre o presidente russo Vladimir Putin, Macky Sall, presidente do Senegal e presidente em exercício da União Africana e o presidente da Comissão da União Africana, o chadiano Moussa Faki Mahamat.

A União Africana espera assim “contribuir para algum apaziguamento na guerra na Ucrânia e apelar ao desbloqueio dos stocks de cereais e fertilizantes, cujo entrave afecta gravemente os países africanos”.

 

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus