23
Ter., Abr.
0 New Articles

EUA : Republicanos expulsam democrata da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Congresso

EUA
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Nos Estados Unidos, a Câmara dos Representantes adoptou, esta quinta-feira, uma moção para expulsar a democrata Ilhan Omar da Comissão dos Negócios Estrangeiros. Os republicanos acusam-na de ter feito declarações anti-semitas no passado, pelas quais ela já tinha pedido desculpa. Ilhan Omar considera que foi excluída por ser muçulmana, imigrante e africana.

Para os democratas, trata-se de uma vingança política por eles terem excluído de comissões parlamentares dois representantes de extrema-direita, há dois anos. O Presidente republicano da Câmara dos Representantes negou qualquer retaliação, ainda que há um ano tenha prometido expulsar alguns democratas de comissões, em caso de vitória republicana na Câmara.

Ilhan Omar é a terceira democrata retirada de uma comissão desde que os republicanos lideram a Câmara. Expulsa da Comissão dos Negócios Estrangeiros, a antiga refugiada da Somália é acusada de ter feito comentários críticos relativamente a Israel no passado, pelos quais pediu desculpa.

Em 2016, antes de entrar no Congresso, ela afirmou que Israel "hipnotizou o mundo" e disse para as pessoas abrirem os olhos para os "danos" provocados pelo aliado dos Estados Unidos. Em 2019, ela sugeriu que o apoio dos republicanos a Israel era alimentado por dons de um ‘lobby’ pró-israelita. Além de ter pedido desculpa, Ilhan Omar disse que não se tinha apercebido que as suas declarações poderiam ser interpretadas como anti-semitas.

Antes do voto que a excluiu da comissão, Ilhan Omar considerou que a sua expulsão não surpreende ninguém, tendo em conta que ela é muçulmana, imigrante e oriunda de África.

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus