20
Sáb., Abr.
0 New Articles

Espanha investiga 68 casos de abuso sexual em instituições religiosas

Europe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O número corresponde apenas a processos que estão actualmente em tribunal.

Há pelo menos 68 processos criminais em andamento nos tribunais espanhóis relacionados com casos de abuso sexual de menores em instituições religiosas.

Os dados foram revelados hoje, mas não detalham quantas destas investigações envolvem a Igreja Católica ou outras instituições como as Testemunhas de Jeová ou a Igreja Evangélica.

Os dados foram requeridos pelo Ministério Público espanhol, a 31 de Janeiro.

De acordo com o El País, os 68 processos em causa dizem respeito apenas a investigações abertas este ano, deixando de fora condenações já concluídas ou casos que nem chegam à justiça civil, acabando por ser tratados em processos eclesiásticos, nos quais são os bispos ou os superiores das ordens religiosas que se encarregam de os julgar e, em algumas situações, indemnizar as vítimas.

O pedido do Ministério Público espanhol surge depois de uma investigação de uma equipa de jornalistas do El País, que dá conta de que 1.246 menores foram vítimas de abusos sexuais em instituições religiosas nos últimos anos.

Recorde-se que a polémica dos abusos sexuais na igreja foi levantada depois de um relatório de uma comissão independente, divulgado no ano passado, que estima que mais de dois mil padres e outros membros do clero francês abusaram sexualmente de 200 mil menores entre 1950 e 2020.

O caso desencadeou uma série de investigações noutros países, incluindo em Portugal, onde uma comissão independente também já está a analisar pelo menos mais de uma centena de testemunhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rm
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus