18
Qui., Abr.
0 New Articles

Paris proíbe movimento dos "Comboios da Liberdade"

Europe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Procurador-geral de Paris anunciou a proibição de circulação dos chamados “Comboios da Liberdade", inspirados no movimento que surgiu no Canadá para protestar contra as restrições sanitárias, que previam bloquear a capital francesa a partir de sexta-feira e durante o fim-de-semana.

“Vai ser aplicado um dispositivo específico (…) para impedir o bloqueio de estradas, verbalizar e contestar os infractores desta proibição“, afirmou o procurador-geral de Paris, em comunicado à imprensa.

Este fim-de-semana, perto de 7 200 polícias vão estar mobilizados até segunda-feira para garantir o respeito da proibição de manifestação.

Inspirados nas manifestações contrárias às restrições sanitárias do governo no Canadá, o movimento francês começou com opositores ao passaporte vacinal anunciando nas redes sociais que previam “bloquear Paris“.

Muitos comboios já partiram de Nice, Bayonne e Perpignan na quarta-feira, 9 de Fevereiro, com destino à capital francesa. Os manifestantes deveriam chegar esta sexta-feira à noite.

Segundo o jornal conservador Le Figaro, alguns deverão prosseguir até Bruxelas, na Bélgica, para uma “convergência europeia”, marcada para segunda-feira, 14 de Fevereiro.

A proibição foi defendida pelas autoridades sob a alegação de “evitar riscos de perturbação à ordem pública” e entrou em vigor esta sexta-feira até segunda-feira.

Em Paris, obstruir o trânsito é punível com dois anos de prisão, multa de 4500 euros, apreensão do veículo, redução de 50% na pontuação máxima da carta de condução e suspensão da carta de condução até três anos.

Através das redes sociais, do Facebook e do Telegram, milhares de cidadãos franceses mostraram vontade de protestar contra o passe da vacinal, imposto pelo governo de Emmanuel Macron desde 24 de Janeiro. Desde esta data, as pessoas que não estão vacinadas contra a Covid-19 não podem mais entrar em restaurantes, bares, pontos turísticos, a não ser que tenham recuperado recentemente do vírus.

O maior dos grupos, intitulado “O Comboio da Liberdade", somava mais de 300.000 membros na quarta-feira. A polícia parisiense garantiu que as punições vão ser aplicadas aos manifestantes que “bloquearem os principais eixos da capital francesa”, num protesto social que o movimento dos coletes amarelos.

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus