25
Qui., Abr.
0 New Articles

Governo da Colômbia e Farc fazem “balanço” do plano de paz

As partes não deram detalhes sobre o encontro, mas um dos temas do debate será a situação das zonas de concentração da guerrilha

América do Sul
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Representantes do governo da Colômbia e das Farc realizarão um “conclave” neste final de semana, em Cartagena, para analisar a aplicação do acordo de paz, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais.

“Será uma reunião de balanço e para destravar as coisas”, disse à AFP um dos participantes, que pediu para não ser identificado.

O governo de Juan Manuel Santos firmou em novembro passado um histórico acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), principal e mais antiga guerrilha do país, que agora transita para a vida política e sem armas.

Fontes ligadas ao encontro indicaram que a delegação do governo será integrada pelo Alto Comissário da Paz, Sergio Jaramillo, o Alto Conselheiro para o Pós-conflito, Rafael Pardo, e o ministro do Interior, Juan Fernando Cristo.

Por parte das Farc, se espera a participação de membros do Secretariado, a cúpula da organização, liderados pelo líder máximo da guerrilha, Rodrigo Londoño (“Timochenko”), que virá de Havana.

As partes não deram detalhes sobre o encontro, mas um dos temas do debate será a situação das zonas de concentração da guerrilha, onde o desarmamento – sob a supervisão da ONU – deve estar concluído no final de maio.

 

 

 

 

Fonte:AFP

Reditado para:Noticias do Stop 2017

Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews