19
Sex., Abr.
0 New Articles

Cerca de 40 membros do grupo extremista Estado Islâmico mortos na Síria

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Cerca de 40 membros do grupo extremista Estado Islâmico (EI) foram mortos em combates contra as forças curdas no nordeste da Síria, na sequência de um ataque 'jihadista' a uma prisão, informou esta sexta-feira uma organização não-governamental (ONG).


Trinta e nove 'jihadistas' morreram em confrontos na prisão de Ghwayran, na cidade de Hasakah, enquanto as forças curdas tentavam impedir a fuga dos prisioneiros, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

O ataque desencadeou combates dentro e nas proximidades do estabelecimento prisional, segundo esta ONG que antes tinha dado conta da morte de 18 membros das forças de segurança curdas e de pelo menos 16 membros do EI.

"O número de forças de segurança e guardas prisionais mortos chega a 18", disse o OSDH, referindo ainda que este foi o ataque mais importante desde que o EI foi derrotado em 2019 na Síria, quando foi expulso de seu último reduto no leste do país.

O ataque foi lançado durante a madrugada contra a prisão de Ghwayran, situada em Hasakah, no nordeste da Síria, onde estão detidos milhares de presumíveis 'jihadistas' do EI.

"Vários prisioneiros conseguiram fugir", disse a ONG, sem especificar o número.

As Forças Democráticas Sírias (FDS), integradas nomeadamente por combatentes curdos, disseram ter detido 89 prisioneiros que tentaram fugir durante o ataque.

A prisão de Ghwayran abriga cerca de 3.500 presumíveis membros do EI, incluindo líderes do grupo extremista, segundo o observatório.

Esta ONG, com sede em Londres, e as forças curdas relatam regularmente tentativas de fuga de prisioneiros do EI.

Na linha da frente do combate contra o Estado Islâmico, as FDS, apoiadas pela coligação internacional, derrotaram o movimento extremista no seu último reduto em Baghouz, na província de Deir Ezzor, no leste da Síria, em 2019.

Desde a derrota, o Estado Islâmico tem realizado ataques mortais de forma regular, principalmente no deserto sírio.

 


Fonte:da Redação e da rm
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews