16
Ter., Abr.
0 New Articles

Equador recebe corpos de jornalistas assassinados na Colômbia

Equador recebe corpos de jornalistas assassinados na Colômbia

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Os corpos da equipe da imprensa equatoriana sequestrada em março e assassinada em cativeiro chegaram nesta quarta-feira a Quito procedentes da Colômbia em um avião da Força Aérea Equatoriana (FAE), que os transferiu desde Cali.


A aeronave, na qual também chegaram os familiares das vítimas que foram a essa cidade do sudoeste colombiano a apoiar o processo de identificação dos corpos, chegou ao aeroporto “Marechal Sucre”, onde também foi recebida pelo chanceler, José Valencia, e o ministro do Interior, Mauro Toscanini.
As autoridades equatorianas e colombianas atribuem a dissidentes das Farc o sequestro do jornalista Javier Ortega, do fotógrafo Paúl Rivas e do motorista Efraín Segarra, que tinham ido à zona fronteiriça para elaborar uma reportagem para o jornal “El Comércio” sobre a crise de segurança na zona.
Um arco de água lançado desde caminhões-pipa recebeu o avião, desde o qual posteriormente vários oficiais de polícia extraíram os caixões cobertos cada um com a bandeira do Equador, antes de colocá-los em carros fúnebres decorados com flores brancas e fitas de seda roxas.
A passagem dos caixões até os carros foi acompanhada por música interpretada pela banda da polícia, cujas melodias também foram ouvidas enquanto os familiares e amigos da equipe jornalística caminhavam até os escritórios do aeroporto cheios de flores, bandeiras do país e fotografias de seus entes queridos.
Os trabalhadores do jornal foram sequestrados em 26 de março em uma zona rural equatoriana, na província de Esmeraldas e fronteiriça com a Colômbia, local no qual no final de janeiro explodiu um carro-bomba perto da principal delegacia da polícia, atentado atribuído ao mesmo grupo armado.
Pouco depois, a facção dissidente das Farc autodenominada “Frente Oliver Sinisterra” assumiu a autoria do sequestro e em 13 de abril, o presidente equatoriano, Lenín Moreno, confirmou o triplo assassinato.


Fonte:da Redação e Por AFP
Reditado para:Noticias do Stop 2018
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews