20
Sáb., Abr.
0 New Articles

Quatro pessoas detidas por corrupção no Parlamento Europeu em ligação com o Qatar

Corrupção
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Entre os quatro detidos hoje pelas autoridades belgas devido a suspeitas de corrupção no seio do Parlamento Europeu em ligação com o Qatar está a eurodeputada grega, Eva Kaili, que após a divulgação do seu envolvimento deixou de ser vice-presidente do Parlamento Europeu.


A eurodeputada Eva Kaili conta-se entre os quatro detidos este fim de semana pela polícia belga após ter sido apanhada em flagrante com sacos de dinheiro, alegadamente no valor de 600 mil euros. Devido a ter sido apanhada em flagrante delito, o estatuto de eurodeputada desta mulher política grega não lhe garante qualquer imunidade, estando detida com outros três suspeitos em Bruxelas.

Entre as acusações contra os quatro detidos e mais dois suspeitos que continuam em liberdade está a de corrupção activa, em articulação com o Qatar no seio das instituições europeias. Este país do Médio Oriente, onde decorre actualmente o Mundial de Futebol, terá fornecido grandes quantidades de dinheiro aos eurodeputados e seus assistentes para influenciarem as decisões no Parlamento Europeu a favor dos interesses do Qatar.

Na sexta-feira, pelo menos 16 locais foram alvo de buscas pela polícia belga, entre eles a casa de Eva Kaili, assim como a residência em Bruxelas de outro eurodeputado cujo nome não é conhecido. O nome de Eva Kaili foi confirmado à agência noticiosa AFP por uma fonte próxima do processo.

Até agora, Eva Kaili era uma das 14 vice-presidentes do Parlamento Europeu, mas no sábado à noite, perante as suspeitas de corrupção, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, retirou-lhe este cargo, assim como todas as suas tarefas adicionais, entre elas ser a representante do Parlamento Europeu para o Médio Oriente.

Eva Kaili tem 44 anos e era apresentadora de televisão, pertencendo ao PASOK, partido socialista grego. O PASOK já a expulsou e o grupo dos Socialistas e Democratas do Parlamento Europeu suspendeu-a, havendo já pedidos para a retirada do seu mandato por parte de vários eurodeputados nas redes sociais.

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus