23
Ter., Abr.
0 New Articles

Prémio Marc-Vivien Foé 2023: Mama Baldé entre os 11 nomeados

Futebol
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A 30 de Maio, a RFI e a France 24 vão divulgar o nome do melhor jogador africano da Liga Francesa de futebol (Ligue 1). Quem vai suceder ao marfinense Seko Fofana, último vencedor do Prémio Marc-Vivien Foé? Um dos 11 finalistas desta edição de 2023 é o guineense Mama Baldé.

11 nomes constam na lista divulgada pela RFI e a France 24: ABDELHAMID Yunis, defesa (Marrocos/Reims), CAMARA Mohamed, médio (Mali/Mónaco), DIALLO Habib, avançado (Senegal/Estrasburgo), FOFANA Seko, médio (Costa do Marfim/Lens), HAKIMI Achraf, defesa (Marrocos/PSG), MBEMBA Chancel, defesa (RD Congo/Marselha), MOFFI Terem, avançado (Nigéria/Lorient e Nice), MUNETSI Marshall, médio (Zimbabwe/Reims), TRAORÉ Hamari, defesa (Mali/Rennes), SAMED Salis Abdul, médio (Gana/Lens) e BALDÉ Mama, avançado (Guiné-Bissau/Troyes).

Mama Baldé, uma temporada de excelência no Troyes

RFI/France 24: «Na luta pela manutenção, o avançado guineense destacou-se como um dos melhores elementos do Troyes durante esta temporada. É óbvio que Mama Baldé, 27 anos, atingiu um novo patamar este ano tendo batido o recorde de golos (7) numa temporada (ndr : 11 golos até agora) e atraído os olhares de clubes mais cotados do que o Troyes».

O avançado da Guiné-Bissau tem realizado uma boa temporada, tendo apontado 11 golos em 29 jogos realizados pela equipa francesa em todas as competições, no entanto esses tentos foram todos marcados no campeonato francês da primeira divisão.


De notar que para além dos golos, Mama Baldé também fez três assistências nesta época complicada para o Troyes que ocupa actualmente o 18° lugar com 21 pontos, a dez do primeiro clube acima da linha de água, o Brest com 31 pontos.

 

Mama Baldé (esquerda), avançado guineense do Troyes, luta com Neymar (direita), avançado brasileiro do PSG, pela posse da bola.
Mama Baldé (esquerda), avançado guineense do Troyes, luta com Neymar (direita), avançado brasileiro do PSG, pela posse da bola. © AFP - FRANCK FIFE

Djurtu formado no Sintrense e no Sporting CP

Mama Baldé foi formado em Portugal no Sintrense desde os 11 anos e ingressou no Sporting CP com 17 anos.

No primeiro ano com os sub-19 dos leoninos, o avançado guineense marcou 11 golos em 22 jogos.

Após várias temporadas no clube lisboeta, durante as quais foi emprestado a alguns clubes como o Sport Benfica e Castelo Branco ou ainda o Clube Desportivo das Aves, Mama Baldé acabou por sair da equipa verde e branca sem nunca ter vestido a camisola da equipa principal.

Após a temporada 2018/2019 em que marcou 10 golos em 35 jogos, o avançado guineense deu o salto para o estrangeiro, representando o Dijon, em França, durante duas temporadas com um total de 13 golos, duas assistências em 57 jogos realizados.

Por fim, o avançado foi transferido para o Troyes onde já soma 14 golos, cinco assistências em 59 partidas disputadas.

Mama Baldé ainda tem contrato até 2025, mas uma descida de divisão poderá ditar uma nova aventura para o avançado guineense que já participou em dois Campeonatos Africanos das Nações em 2019 no Egipto e em 2022 nos Camarões. A Guiné-Bissau está bem encaminhada para participar novamente no CAN, desta vez na Costa do Marfim em 2024.

Na corrida ao CAN, a Guiné-Bissau venceu por 0-1 na deslocação ao terreno da Nigéria na terceira jornada na fase de apuramento, um golo apontado por… Mama Baldé. Os Djurtus ocupam o segundo lugar com 7 pontos após a quarta jornada, sabendo que os dois primeiros se apuram para o CAN 2023 que decorre em 2024 durante os meses de Janeiro e de Fevereiro.

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus